Topo

Astro do hóquei sobrevive a desabamento de ginásio e escapa da morte pela 3ª vez

Do UOL, em São Paulo

26/01/2012 12h37

Principal jogador de hóquei no gelo da Eslováquia, com passagens por grandes clubes da liga norte-americana (NHL) e de campeonatos europeus, Richard Zednik sobreviveu no início desta semana ao desabamento do teto de um ginásio na cidade de Namestovo, quase na fronteira com a Polônia.

O astro, que está sem contrato atualmente, treinava com jovens jogadores da região quando, de repente, o teto começou a ceder. Os atletas conseguiram escapar do desabamento, que rapidamente transformou em ruínas o moderno ginásio inaugurado em novembro do ano passado. O incidente ocorreu porque o teto não resistiu à forte nevasca que caiu sobre a cidade.

Aos poucos, Zednik vai se transformando em um sobrevivente do esporte. O incidente desta semana não foi o primeiro a colocar em risco a vida do atleta.

Em fevereiro de 2008, quanto atuava pelo Florida Panthers em um jogo contra o Buffalo Sabres, Zednik foi atingido acidentalmente pelo patim de um de seus companheiros, Olli Jokinen. A lâmina pegou o pescoço e cortou a artéria carótida externa do astro, que correu risco de morte e teve de ser submetido a uma cirurgia. Contrariando os prognósticos, Zednik recebeu alta após apenas seis dias, mas perdeu todo o restante da temporada.

Indiretamente, o jogador eslovaco ainda escapou da morte mais uma vez. Ele atuou por um ano no clube russo Yaroslav e se despediu na metade de 2010. Um ano depois, a equipe inteira da agremiação morreu em um acidente de avião.

VEJA O MOMENTO DO DESABAMENTO DO TETO NO GINÁSIO DE HÓQUEI NO GELO