Topo

Astro de "Star Trek" quer tirar Jogos de Inverno da Rússia por lei antigay

George Takei (esq.) lidera uma petição contra a realização dos Jogos na Rússia - Valerie Macon/AFP
George Takei (esq.) lidera uma petição contra a realização dos Jogos na Rússia Imagem: Valerie Macon/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/08/2013 07h44

O ator americano George Takei, conhecido pelo papel de Hikaru Sulu na série "Jornada nas Estrelas", iniciou uma cruzada para tirar de Sochi, na Rússia, a realização das Olimpíadas de Inverno de 2014. A justificativa de Takei é que o país está colocando em prática "flagrantes políticas homofóbicas", como disse o ator em entrevista ao site do jornal Huffington Post.

Takei, que assumiu ser homossexual em 2005, tem se engajado nos últimos anos em manifestos a favor do casamento gay e direitos civis iguais a todas as pessoas. O ator lançou uma petição para cancelar os Jogos Olímpicos do próximo ano e disse que já conseguiu 160 mil assinaturas. 
 
 
"O COI (Comitê Olímpico Internacional) terá uma eleição para eleger seu novo presidente em setembro. Quando uma mudança assim está em andamento, é um momento oportuno para apresentar nossa petição", disse Takei.
 
O ator disse ainda que a Rússia "está insultando o COI com as leis homofóbicas que aprovam", em referência à proibição de "propaganda de relações sexuais não-tradicionais" a menores de idade, aprova no último mês de julho no país.
 
Takei ainda atacou o presidente russo Vladimir Putin, a quem acusou de tomar "atitudes ditatoriais". Para defender a mudança de sede dos Jogos Olímpicos, o ator disse que a Rússia "violou a Carta Olímpica" com as polêmicas leis.