Topo

Bach lamenta atentado em Volgogrado e quer segurança nos Jogos de Inverno

Thomas Bach, presidente do COI, condena atos de terrorismo na Rússia - EFE/Enrique Garcia Medina
Thomas Bach, presidente do COI, condena atos de terrorismo na Rússia Imagem: EFE/Enrique Garcia Medina

Do UOL, em São Paulo

30/12/2013 16h49

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, lamentou o atentado que deixou, até o momento, 14 mortos em Volgogrado. A explosão de um trólebus é o segundo ataque a civis em menos de 24 horas. No último domingo, uma bomba explodiu em uma estação de trem da cidade, matando 16 pessoas. Os atos de terrorismo acontecem a seis semanas do início dos Jogos de Inverno. 

"É um ataque deplorável a gente gente inocente e falo por todo o movimento olímpico, que condena este ato covarde. Nossos pensamentos estão com os familiares das vítimas", disse Bach em um comunicado oficial. O presidente do COI também informou que escreveu pessoalmente para o presidente russo Vladimir Putin, transmitindo suas condolências a todo o povo russo. 

Bach também aproveitou a oportunidade para dizer a Putin que acredita que as autoridades serão capazes de garantir segurança nos Jogos de Inverno, em Sochi. "Estou seguro de que farão tudo o que for preciso para garantir a segurança dos atletas e de outros participantes durante os Jogos", destacou. 

O presidente também explicou que o Jogos podem unir as pessoas de todas as raças e crenças para superar as diferenças de uma maneira pacífica. "O terrorismo é uma enfermidade global, mas não devemos permitir que ele triunfe", ressaltou. 

Até o momento, nenhum grupo específico foi apontado como responsável, mas acredita-se que radicais islamitas estejam ligados às explosões, uma vez que líderes da guerrilha islâmica já haviam feito ameaças para impedir a realização dos Jogos Olímpicos.