Topo

Médico do COB diz que estado de Lais é gravíssimo e fala em nova cirurgia

Do UOL, em São Paulo

29/01/2014 11h55

*Atualizada às 18h35

A esquiadora brasileira Lais Souza, que sofreu um grave acidente durante a preparação para a Olimpíada de Inverno, está em estado gravíssimo. É o que afirma o médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Antônio Marttos, que está cuidando do caso no Hospital da Universidade de Utah, nos EUA.

"Estado dela é gravíssimo, mas está estável", disse o médico em entrevista ao Sportv.  "As vértebras se luxaram e a medula foi comprimida. O tratamento para isso foi, cirurgicamente, colocar a vértebra no local. Ela está na terapia intensiva, sob cuidados médicos. Ela está tranquila e consciente do que está acontecendo. Ela se comunica e entende o que está falando", emendou.

Segundo o médico, Lais teve afetada a terceira vértebra na queda, que se deslocou, durante a queda, do restante da coluna cervical. De acordo com o primeiro boletim médico, divulgado na madrugada desta quarta-feira, ela respirava por aparelhos e não conseguia mexer braços e pernas. Às 13h, a também esquiadora Josi Santos, que está com a ex-ginasta no hospital, disse que ela mexeu um braço.

"Deus do Céu. Ela mexeu o braço, Jesus, te amo mais do que tudo. Gente, tá forte essa corrente. Muito feliz, muito feliz. Continuem amigos, continuem", escreveu Josi Santos, que também é ex-ginasta, em sua página na rede social Facebook.

Laís já faz fisioterapia para tratar a lesão na coluna cervical e recuperar os movimentos dos braços e pernas, de acordo com o canal SporTV

Marttos ainda afirmou que uma nova cirurgia será necessária. “Possivelmente necessitará de outros procedimentos cirúrgicos para ser proativo e prevenir outros problemas, como traqueostomia para prevenir uma infecção pulmonar e um tubo para alimentação direto para o estômago para evitar sinusite”, declarou.

“Só quero que todos orem e mandem boas energias para a cirurgia de hoje. O médico do Brasil me deu boas esperanças, e são nelas que vou me agarrar com todas minhas forças”, completou Josi Santos, novamente via Facebook.

O acidente de Lais ocorreu na última segunda-feira, em Salt Lake City (Estados Unidos), onde treinava para representar o Brasil no esqui aerials dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014. A sua presença na competição já foi descartada.

Lais usava capacete e sofreu um deslocamento na coluna vertebral. Ela esquiava com o técnico canadense Ryan Snow.

LAIS SOUZA: DE SUCESSORA DE DAIANE A ESQUIADORA

  • Natural de Ribeirão Preto, Lais Souza foi apontada no início dos anos 2000 como a sucessora de Daiane dos Santos, principal ginasta do Brasil na época, por causa dos bons resultados em seu começo de carreira. Ainda com 14 anos, foi campeã brasileira adulta e chamou a atenção do técnico Oleg Ostapenko, que a levou para a seleção em 2002.

    Integrante da seleção permanente que morava e treinava em Curitiba, Lais foi se desenvolvendo sob a batuta do comandante estrangeiro e se tornou um dos pilares da equipe. Com Lais, o Brasil foi bronze por equipes no Pan de Santo Domingo-2003, prata quatro anos depois no Pan do Rio de Janeiro, quinto colocado no Mundial de 2007 em Stuttgart e sexto na Olimpíada de Pequim em 2008.

    Apesar de conseguir bons resultados no solo e nas barras assimétricas (foi bronze neste aparelho no Rio em 2007), Lais sempre teve como sua melhor prova o salto. Vice-campeã do aparelho na Superfinal da Copa do Mundo, em São Paulo, em dezembro de 2006, dois meses antes Lais ficou muito perto do pódio no Mundial da Dinamarca: terminou em 4º.

    Após anos de apogeu, Lais entrou numa curva descendente no segundo semestre de 2007. Foi quando as lesões entraram definitivamente em sua vida e se tornaram o grande vilão de sua carreira. A paulista chegou à Olimpíada de Pequim-2008 bastante afetada por problemas no joelho e não chegou a nenhuma final individual.

    Com a implosão da seleção permanente, Lais foi treinar no Pinheiros em 2009, mas as lesões mais uma vez a fizeram vítima, e a ginasta, que também passou a sofrer com problemas de peso, praticamente não competiu no ciclo olímpico até Londres-2012. Ela chegou a voltar à seleção, mas foi cortada semanas antes do embarque em razão de mais uma cirurgia, agora na mão. Já são mais de 10 operações até hoje.

    Lais tentou voltar a treinar em 2013, mas sentiu o peso da idade (25 anos) e da falta de ritmo e praticamente deu adeus à ginástica. Até que teve a chance de trocar de esporte. Foi convidada e selecionada para integrar a equipe brasileira de esqui freestyle na categoria aerials e se classificou a disputar a Olimpíada de inverno de Sochi.