Topo

Lais pode ter que respirar por aparelhos para sempre, segundo médicos

Do UOL, em São Paulo

30/01/2014 20h20Atualizada em 30/01/2014 21h46

O hospital em que a atleta brasileira Laís Souza está internada, em Salt Lake City (Estados Unidos), divulgou informações sobre o estado da brasileira nesta quinta-feira por meio de uma coletiva de imprensa. Os médicos disseram que a atleta poderá ter de continuar usando aparelhos pelo resto da vida.

Responsáveis pelo caso, Holly Ledyard e Andrew Dailey, doutores do Hospital Universitário de Utah, e Antonio Marttos, médico do COB, explicaram que as duas cirurgias pelas quais Lais passou nesta quinta foram bem sucedidas. Ela foi submetida a procedimentos de traqueostomia e gastrostomia, para respirar melhor e para alimentar-se por sonda, respectivamente.

Apesar de reiterarem que ainda é muito cedo para fazer prognósticos a longo prazo e que Lais ainda está em uma fase crítica de recuperação, os médicos admitiram que há a possibilidade de a atleta ter que continuar com o auxílio dos aparelhos para sempre.

No momento, a ex-ginasta, que segue sem movimentar os braços e as pernas, não consegue se comunicar por meio de fala, mas tanto o hospital quanto o Comitê Olímpico Brasileiro providenciaram um tablet com sensores de olhar para que ela consiga pedir coisas. Um terapeuta ocupacional vai ajudá-la nesse processo de adaptação.

De acordo com informações do canal Sportv, os médicos colocarão nos próximos dias fios no diafragma dela para que os fios soltem choques e ajudem o pulmão dela a respirar.