Topo

Médico explica como Lais usará tablet para se comunicar só com os olhos

Do UOL, em São Paulo

31/01/2014 10h43

O médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Antonio Marttos, detalhou como será o novo procedimento para que a atleta brasileira Lais Souza possa se comunicar no hospital em que está internada em Salt Lake City, nos Estados Unidos, após sofrer um acidente de esqui. Marttos afirmou ao canal Sportv que Lais vai receber um computador e poderá usar o movimento dos olhos para se expressar.

“É tipo um tablet, e ali nós vamos configurar diversas funções. Vai ter uma figura de um copo de água, ela vai fixar o olhar lá e ele vai reconhecer que ela quer um copo de água”, disse o médico. Lais vai receber a ajuda de um terapeuta ocupacional para se adaptar ao computador, que permitirá comunicações mais avançadas.

“[O computador] vai ter também um teclado virtual, vai poder escrever frases e, inclusive, depois de ser treinada, vai poder surfar na web”, afirmou Marttos.

Lais está sem os movimentos abaixo do pescoço após o acidente e também não consegue se comunicar por meio da fala. A atleta estava se preparando para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, que começam no próximo dia 7 de fevereiro. 

Na última quinta-feira, os médicos do Hospital Universitário de Utah disseram que a atleta poderá ter que usar aparelhos para respirar pelo resto da vida. Ela já passou por procedimentos de traqueostomia e gastrostomia, para auxiliar a respiração e fazer a alimentação por sonda, respectivamente.