Topo

Parceira posta foto com Lais antes do acidente e homenageia amiga

Do UOL, em São Paulo

31/01/2014 14h04

A esquiadora Josi Santos publicou nesta sexta-feira (31) em seu perfil no Facebook uma imagem sua e de Lais Souza pouco antes do acidente que deixou a companheira internada em estado grave em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Josi, que substituirá Lais nos esqui aerials dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia, fez uma declaração em homenagem à companheira.

“Esse seu sorriso está registrado para sempre... Nosso último dia esquiando juntas! Suas palavras não saem da minha mente: ‘pretinha, desce de lado para não machucar seu joelho’.  E eu mal sabia que, cinco segundos depois, o destino te pregaria o seu maior desafio.”

“Estou nessa luta junto a ti, e estaremos juntas até o fim... Farei o que meu coração mandar e o que nós passamos todos esses meses treinando essa nova modalidade juntas ... Farei por você ... para você e para TODOS nós. Te amo e você voltará para casa do mesmo jeito que você entrou nessa aventura comigo: andando”, escreveu Josi Santos.

O acidente ocorreu enquanto Lais se preparava para disputar a Olimpíada de Inverno, que começa no próximo dia 7 de fevereiro.

Na última quinta-feira, os médicos do Hospital Universitário de Utah disseram que a atleta poderá ter que usar aparelhos para respirar pelo resto da vida. Ela já passou por procedimentos de traqueostomia e gastrostomia, para auxiliar a respiração e fazer a alimentação por sonda, respectivamente.

 

LAIS SOUZA: DE SUCESSORA DE DAIANE A ESQUIADORA

  • Natural de Ribeirão Preto, Lais Souza foi apontada no início dos anos 2000 como a sucessora de Daiane dos Santos, principal ginasta do Brasil na época, por conta dos bons resultados em seu começo de carreira. Ainda com 14 anos, foi campeã brasileira adulta e chamou a atenção do técnico Oleg Ostapenko, que a levou para a seleção em 2002.

    Lais fez parte do time nacional permanente e viveu sua melhor fase entre 2004 e 2006, quando conquistou 14 medalhas em etapas da Copa do Mundo. Ainda levou o bronze por equipes no Pan-Americano de Santo Domingo-2003 e ficou em nono lugar por equipes na Olimpíada de Atenas-2004, quando tinha 16 anos. Por conta dos resultados em Copas do Mundo e no Mundial, foi apontada como uma das melhores atletas do mundo no salto em 2005 e 2006.

    Seu último grande momento na ginástica artística ocorreu em 2007, com a conquista de três medalhas no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Foi prata por equipes e bronze no salto e nas barras assimétricas.

    As lesões seguidas comprometeram a carreira da ginasta. Lais passou por mais de dez cirurgias que a deixaram afastada das principais competições por três anos. Em Pequim-2008, competiu com dores nos joelhos e ficou longe das finais. Já em Londres-2012, uma fratura na mão fez com que fosse cortada do torneio.

    Com apenas 25 anos, Lais via sua carreira na ginástica praticamente encerrada quando teve a chance de trocar de esporte. Foi convidada e selecionada para integrar a equipe brasileira de esqui freestyle na categoria aerials. No novo esporte, disputou a Copa do Mundo de esqui e conseguiu a classificação para a Olimpíada de Inverno de Sochi-2014.