Topo

Lais Souza apresenta melhora e pede beijos para a mãe

Do UOL, em São Paulo

01/02/2014 13h12

A atleta Lais Souza apresentou melhora em seu quadro respiratório neste sábado, disse o médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Antônio Marttos, em entrevista à TV Globo.

“A pressão está melhor, a parte respiratória também. A frequência cardíaca está voltando ao normal. A chance dela se recuperar dessa parte respiratória é grande”, afirmou Marttos.

Odete Souza, mãe da atleta, falou sobre a evolução de Lais. “Ela sorriu, me pediu um beijão. Cada dia, desde que eu cheguei aqui, só está melhorando”, disse.

Lais está internada em um hospital de Salt Lake City, no estado americano de Utah desde a última segunda-feira, quando sofreu um acidente de esqui enquanto se preparava para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, que iria disputar.

Os médicos revelaram na última quinta-feira que um marcapasso será colocado entre o peito e o abdômen da atleta para auxiliar a respiração por meio de estímulos elétricos que contrairão os músculos da região. O procedimento ainda não tem data para ser realizado.

O acidente causou um deslocamento do terceira vértebra de Lais, que está sem os movimentos de braços e pernas. A atleta já passou por três cirurgias desde segunda-feira, tendo a vértebra realinhada e pinos colocados para ajudar na sustentação do corpo.
 
Os outros dois procedimentos foram uma traqueostomia, para melhorar a respiração, e uma gastrostomia, para que Lais se alimente por meio de uma sonda.
 
O local da lesão sofrida por Lais é responsável pela respiração e, por isso, os médicos afirmam que há a possibilidade de que a atleta necessite de aparelhos para respirar por toda a vida.