Topo

Médico do COB diz que prioridade ainda é manter a vida de Lais Souza

Do UOL, em São Paulo

01/02/2014 08h00

O médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Antonio Marttos, disse que estágio atual do tratamento da atleta Lais Souza, vítima de um acidente de esqui na última segunda-feira nos EUA, ainda é de busca pela manutenção da vida da brasileira.

“É uma fase crítica de manter a vida da Laís, se acontecer de ela ficar sem movimento. Toda pessoa que tem lesão grave pode ter riscos”, disse o médico ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Lais está internada em um hospital em Salt Lake City, no estado americano de Utah, e respira com a ajuda de aparelhos. Um marcapasso será colocado entre o peito e o abdômen da atleta para auxiliar a respiração por meio de estímulos elétricos que contrairão os músculos da região. O procedimento ainda não tem data para ser realizado.

O acidente causou um deslocamento do terceira vértebra de Lais, que está sem os movimentos de braços e pernas. A atleta já passou por três cirurgias desde segunda-feira, tendo a vértebra realinhada e pinos colocados para ajudar na sustentação do corpo.

Os outros dois procedimentos foram uma traqueostomia, para melhorar a respiração, e uma gastrostomia, para que Lais se alimente por meio de uma sonda.

O local da lesão sofrida por Lais é responsável pela respiração e, por isso, os médicos afirmam que há a possibilidade de que a atleta necessite de aparelhos para respirar por toda a vida.

Lais tinha vaga garantida no esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que serão disputados a partir do próximo dia 7, na Rússia. A mãe da atleta, Odete Souza, falou à TV Globo que Lais pediu um beijo durante a visita que ela fez ao hospital.

O hospital afirmou na última quinta-feira que não faria mais a divulgação diária de boletins médicos sobre o estado de saúde da atleta, e que informações serão dadas à imprensa conforme haja melhora ou piora no quadro.