Topo

Lais Souza tem evolução no quadro de saúde e apresenta melhora na fala

Do UOL, em São Paulo

02/02/2014 10h04

A evolução ainda é lenta, mas Lais Souza segue apresentando melhoras em seu quadro de saúde. A esquiadora apresentou melhoras na fala após procedimento médico e pronunciou algumas palavras.

De acordo com o médico do COB, Antônio Mattos, em entrevista ao Sportv, foi colocado um tubo mais fino na traqueia de Lais para que o ar passe com mais facilidade pelas cordas vocais. Desta forma, já foi possível que a atleta dissesse algumas palavras.

“A pressão arterial está melhor, e estamos diminuindo o suporte à pressão arterial. A parte respiratória está melhor também, a frequência cardíaca está voltando a um padrão normal, sem tanta ajuda externa. Eu digo hoje que a chance de a Lais recuperar essa parte respiratória é grande”, disse Mattos.

Lais está internada em um hospital de Salt Lake City, no estado americano de Utah desde a última segunda-feira, quando sofreu um acidente de esqui enquanto se preparava para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, que iria disputar.

Os médicos revelaram na última quinta-feira que um marcapasso será colocado entre o peito e o abdômen da atleta para auxiliar a respiração por meio de estímulos elétricos que contrairão os músculos da região. O procedimento ainda não tem data para ser realizado.

O acidente causou um deslocamento do terceira vértebra de Lais, que está sem os movimentos de braços e pernas. A atleta já passou por três cirurgias desde segunda-feira, tendo a vértebra realinhada e pinos colocados para ajudar na sustentação do corpo.

Os outros dois procedimentos foram uma traqueostomia, para melhorar a respiração, e uma gastrostomia, para que Lais se alimente por meio de uma sonda.

O local da lesão sofrida por Lais é responsável pela respiração e, por isso, os médicos afirmam que há a possibilidade de que a atleta necessite de aparelhos para respirar por toda a vida.