Topo

Japonês levanta público e arranca suspiros brasileiros no 1° dia de Sochi

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 18h23

O Japão terminou o primeiro dia das Olimpíadas de Inverno de Sochi na briga por medalha na competição por equipes da patinação artística no gelo. Mas o responsável por isso tem nome: Yuzuru Hanyu. E se você nunca havia escutado esse nome antes, provavelmente escutará bastante a partir desta quinta-feira até o fim dos Jogos. É que o patinador foi o principal destaque do início das Olimpíadas, levantando o público em Sochi e arrancando suspiros até de brasileiros.

Nas redes sociais, o nome de Yuzuru foi muito citado no Brasil logo após sua apresentação inicial, que entusiasmou a torcida local e os árbitros, que deram a nota de 97,98 para ele - seis à frente do russo Yevgeny Plushenko (91,39) e mais de 10 acima do 3°, o canadense Patrick Chan (87,71).

Yuzuru, de 19 anos, patinou ao som de um clássico do Blues: Parisienne Walkways, de Gary Moore, morto há três anos. E sua apresentação de três minutos fez com que a torcida brasileira não poupasse elogios no Twitter:

Veja a apresentação dele aqui. Vale lembrar que foi a primeira vez que o japonês competiu em uma Olimpíada. O Japão, no momento, está em quarto, já que Yuzuru deu 10 pontos ao time, mas a dupla apenas três pontos. A Rússia lidera com 19 pontos.

NASCIDO NO CEARÁ, FRANCÊS FAZ 5ª MELHOR APRESENTAÇÃO

  • Florent Amodio, francês teve a quinta melhor nota da apresentação individual masculina valendo pela competição por equipes da patinação artística. Pelo nome e por seu país, é difícil perceber. Mas ele nasceu em Sobral, no Ceará.

    Em sua segunda Olimpíada, Amodio tenta melhorar sua posição de Vancouver-2010, quando foi o 12. Em 2012, ficou em quinto no Mundial.

    Em entrevista ao Sportv, Amodio comentou sua relação com o Brasil: “Nasci lá, voltei aos 18 anos e foi muito bom ver meu país. Eu patino pelo Brasil também”, declarou.

Snowboard produz mais belas imagens do 1° dia em Sochi

O ser-humano não voa, mas as snowboarders que abriram o primeiro dia do slopestyle (categoria inédita em Olimpíadas) deram a impressão de que sim, é possível o homem voar, pelo menos quando se observa as lindas imagens produzidas pelas competidoras nesta quinta.

No álbum abaixo, destaque para o contraste das snowboarders com o sol no céu de Sochi:

BOBSLED BRASILEIRO SEGUE ALVO DE POLÊMICA DA "SUCATA"

  • O trenó que a equipe brasileira do bobsled adquiriu para participar dos Jogos Olímpicos de Inverno foi tema de um bate-boca com Eric Maleson, ex-presidente da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), e dois atletas do time que disputará em Sochi.

    Comprado da equipe de Mônaco, o trenó brasileiro ainda não foi pintado com as cores do país e apresenta um aspecto "sucata", com a frente e a lateral descascada. "Não deu tempo de pintar, foi tudo muito corrido. A gente chegou há dois dias", disse Odirlei Pessoni, na quarta-feira, ao Sportv. A equipe afirmou que iria começar a decorar o trenó nesta quinta-feira.

    Maleson criticou o time brasileiro pelo estado do trenó. "[Se fosse] Na minha gestão, aí em Sochi vocês estariam tocando esse hino do bobsled com um pincel e tinta na mão! Puxa, vocês foram para a Rússia com os trenós todos arrebentados! Esqueçam a música só por duas semanas e vamos pintar os trenós pra ontem!", disse Maleson, que também competiu no bobsled olímpico, nos Jogos de Salt Lake City-2002.

    Ele também comentou em notícia publicada no UOL Esporte sobre a situação: “Apenas para clarificar alguns pontos importantes: se uma equipe chegasse em um Grand Prix de F-1 com o carro todo remendado e sem pintura o que iam pensar dessa equipe? O Brasil é o ÚNICO país em Sochi com o trenó nestas condições.”

AUSTRALIANOS LEVAM CANGURU PARA OS ARES

  • Os atletas australianos John Farrow, Lucy Chaffer, Hannah Trigger, Michelle Steele e Dave Morris subiram nos anéis olímpicos colocados na Vila Olímpica de Sochi e levaram um pequeno canguru de brinquedo para o alto.