Topo

Médico diz que estado de saúde de Laís melhora e lesão pode não ser total

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 15h31

O médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Dr. Antonio Marttos Jr, indicou nesta quinta-feira (06) que a brasileira Lais Souza pode não ter uma lesão medular completa, mas evitou fazer qualquer tipo de prognóstico quanto a sequelas. Ele afirmou, em entrevista via chat a jornalistas, que o estado de saúde da atleta vem melhorando, apesar de ainda existir risco de morte.

“Não é possível nesse momento afirmar qualquer prognóstico sobre o quadro final da Lais. O ponto mais positivo nessa primeira semana foi em relação à parte respiratória. Decidimos pela não implantação do marcapasso no diafragma inicialmente. Nesse momento, iniciamos o processo de diminuição do suporte de ventilação mecânica à Lais. Até o momento ela está tolerando bem esse "desmame". Estamos otimistas de que ela sairá do ventilador mecânico", falou.

"Quanto à parte de movimentação ainda é muito cedo para dar qualquer prognóstico, mas temos alguns sinais de que a lesão é grave, mas não completa. Tudo indica que a lesão não foi total, mas a melhora no quadro respiratório foi a melhor notícia até agora. Reitero que impossível nesse momento saber como irá evoluir a parte motora. O risco (de morte) existe, sim, mas por estar em uma terapia intensiva temos condições de controlar e minimizar esse risco. É importante destacar que o quadro dela tem se mantido estável e ajustes têm sido feitos diariamente”, continuou.

O médico ainda disse que Laís está “forte mentalmente”, sabe de todo o apoio enviado a ela e faz até alguns pedidos, como para ouvir músicas. “Lais está muito forte mentalmente, se comunica com todos ao redor e só não tem a voz porque está com a traqueostomia, mas sussurra o que quer. Pediu para assistir filmes, escutar músicas e está ciente das manifestações de carinho de todos, da força que vem recebendo da família, dos amigos, e ficou muito feliz de ter visto a foto da equipe brasileira em Sochi com a camisa em sua homenagem.”

De acordo com o médico, a ex-ginasta tem movimento em alguns locais do corpo. “Ela sente o local da cirurgia, consegue mover os ombros e tem alguma sensibilidade na parte superior do braço e do tórax.” Ela foi transferida na quarta para o Hospital da Universidade de Miami, onde dará continuidade ao processo de recuperação da grave lesão sofrida na coluna cervical. De acordo com o médico, não há previsão de saída.

Lais estava internada desde o dia 27 de janeiro no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, onde sofreu cirurgia de realinhamento da terceira vértebra da coluna, após se acidentar quando esquiava livremente em Park City. Ela participaria dos Jogos Olímpicos de Inverno em Socchi (Rússia), mas teve que abandonar a competição.

O acidente causou um deslocamento do terceira vértebra de Lais, que está sem os movimentos de braços e pernas. A atleta já passou por três cirurgias desde a última semana, tendo a vértebra realinhada e pinos colocados para ajudar na sustentação do corpo.

Os outros dois procedimentos foram uma traqueostomia, para melhorar a respiração, e uma gastrostomia, para que Lais se alimente por meio de uma sonda.