Topo

Área do beijinho da patinação é como Facebook: aparente sempre estar feliz

Maylin Wende caiu de bumbum no gelo na exibição, mas não perdeu o sorriso e o afeto do marido Daniel - Getty Images
Maylin Wende caiu de bumbum no gelo na exibição, mas não perdeu o sorriso e o afeto do marido Daniel Imagem: Getty Images

Bruno Freitas

Do UOL, em Sochi (Rússia)

11/02/2014 16h35

Não importa o que aconteceu nos segundos anteriores, eles entrelaçam as mãos e partem contentes rumo à área do beijinho. O casal se senta juntinho, com uma câmera bem diante de seus rostos. A partir deste momento, a dupla precisa oferecer os semblantes mais felizes que conseguem externar. É como nas fotos do Facebook, aparente sempre estar feliz. No caso da patinação artística, o lema é: sorria mesmo se sua nota for uma porcaria.

Até a nota sair, são alguns segundos de tortura, consumidos por beijinhos, coraçõezinhos e tchauzinhos nervosos em direção da câmera. Também existe a troca de olhares entre os patinadores, às vezes com um tom meio canastrão de expectativa, como se dissessem ao público: "oh, o que será de nós?". Mas tudo faz parte do pacote artístico da modalidade mais popular dos Jogos Olímpicos de Inverno.  

Em Sochi não poderia ser diferente. Um esporte campeão de audiência e venda de ingressos, que, por exemplo, celebra com uma pontinha de crueldade o sorriso amarelo da britânica Stacey Kemp. Após desabar de bumbum no gelo (e saracotear para ficar de pé de novo), ela sabe que sairá do ringue de patinação com uma nota bem desagradável. Mesmo com o gesto consolador do parceiro David King, a patinadora de formas frágeis não tem nada melhor a oferecer do um esforçado sorriso amarelo, quase um pré-choro.

A alemã Mailin Wende passou pelo mesmo problema, mas não chegou a perder a pose. Terminou sua performance com uma queda e depois, no fim, fez um gesto em direção às câmeras do tipo "fazer o quê, né?". Tudo sem parar de sorrir, como manda o código de conduta informal da modalidade. No fim, ganhou beijo caprichado do marido e parceiro Daniel. Claro, bem na frente da câmera.

Uma das exceções da noite é a ucraniana Julia Lavrentieva. Exausta, ofegante de dar pena, ela parece ter dificuldade até para respirar na área da nota. Não se move para mandar beijinhos e nem esboça reagir da nota ruim que lhe colocou junto com seu parceiro em último lugar.

Mas nada como uma Paige Lawrence para revitalizar a zona da nota. Com seu modelito ousado, que parecia uma lingerie estilo Lady Gaga, a canadense aproveita cada segundo como foco da transmissão oficial para gesticular e executar caras e bocas.

Mas carisma mesmo é o da fofinha alemã Aliona Savchenko. Afinal, não é qualquer um que carrega até a área das notas um boneco de pelúcia da Pantera Cor-de-Rosa. O resto do protocolo ficou até fácil.  

Nada menos do que nove juízes são os responsáveis, através de sua avaliação, pela explosão de sensações destes patinadores na flor de suas juventudes. Deles partem as notas com base em elementos de rotina, com níveis de dificuldade estabelecidos pela União Internacional de Patinação.

Após a sessão do programa curto, os pares da patinação voltam a se exibir nesta quarta-feira, quando a apresentação longa definirá os medalhistas. Por enquanto a liderança é dos queridinhso da casa, Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov. Os russos tiveram motivos de sobra para ir à área de notas como o "casal Facebook" da noite.