Topo

Resultado polêmico em patinação rende petição com 1 milhão de assinaturas

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 09h23

A medalha de ouro conquistada pela russa Adelina Sotnikova na patinação artística dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, continua causando polêmica. Uma petição publicada na internet já conseguiu pouco mais de 1 milhão de assinaturas de torcedores que querem uma investigação sobre as notas dadas pelos juízes.

A sul-coreana Yuna Kim, campeã olímpica em Vancouver-2010, fez uma apresentação aplaudida pelo público e considerada pelos que assinaram a petição como melhor do que a de Adelina. Yuna, que recebeu a nota de 219,11 pontos, anunciou sua aposentadoria após ficar com a medalha de prata em Sochi. A russa foi campeã com 224,59 pontos e teve um pequeno desequilíbrio em um dos movimentos, sem chegar a cair. Confira o vídeo da apresentação.

Após receber a medalha de ouro, Adelina não quis comentar a polêmica por causa das notas. “Todas as perguntas devem ser feitas para os juízes, não para mim. Eu fiz meu trabalho, dei um presente para a Rússia”, afirmou a patinadora.

A norte-americana Ashley Wanger, sétima colocada na classificação, disparou contra os jurados. “As pessoas não querem assistir a um esporte no qual você vê gente caindo e ganhando uma nota maior do que quem fez um movimento perfeito. É confuso e precisamos deixar mais claro para eles”, disse a atleta, que pediu mais transparência nos julgamentos.

“Pessoas precisam ser responsabilizadas, precisamos nos livrar de julgamentos anônimos. Há muitas mudanças que precisam ser feitas neste esporte se quisermos aumentar o número de fãs”, afirmou Ashley à TV australiana ABC.