Topo

Lais revela sonho de andar e conta como música a ajudou a respirar

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2014 20h59

A ex-ginasta Lais Souza revelou em entrevista exibida pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, que ainda sonha em voltar a andar. Após sofrer um grave acidente que a deixou sem movimentos de braços e pernas, ela fará tratamento com células-tronco visando a retomar a sensibilidade e controle de seus membros. A atleta ainda acredita que pode voltar a caminhar. "Eu ainda sonho", disse.

A entrevista de Lais foi a primeira concedida desde 27 de janeiro, dia em que ela caiu enquanto treinava esqui para os Jogos Olímpicos de Inverno, bateu com a cabeça e sofreu uma grave lesão em sua medula. A lesão paralisou Lais. Desde então, ela passa por tratamento intensivo nos Estados Unidos.

Lais chegou a perder a capacidade de respirar por causa do acidente. Ao Fantástico, porém, ela revelou que exercícios de canto a fizeram melhorar muito. Na entrevista, imagens mostraram Lais cantando a música "Encostar da Tua", interpretada por Ana Carolina, ainda no hospital. A cantora chegou a mandar um recado para atleta para incentivá-la.

A ex-ginasta ainda falou sobre o acidente. Sempre sorridente e maquiada, ela disse que não se lembra completamente do que aconteceu. Afirmou ser capaz de recordar apenas alguns flashes da queda que acabou causando a lesão em sua medula.

"Eu estava numa velocidade grande e fui esquiar de lado para dar uma freada. Eu lembro disso. Depois, não lembro mais nada", afirmou. "Logo após eu cair, eu lembro do meu técnico me chamando, chorando, ofegante. Depois, eu lembro o helicóptero. Só me recordo de flashes."

Lais ainda está em tratamento intensivo por causa do acidente. Médicos que a acompanham desde a queda afirmaram que sua medula ainda está inchada por causa da lesão. Por isso, neste momento, ainda é impossível dizer qual grau de recuperação a atleta pode atingir.

A ex-ginasta admitiu que sente medo de nunca poder retomar seus movimentos. Entretanto, afirmou que procura não pensar nisso. Disse que se esforça para ampliar ao máximo os movimentos e a sensibilidade que já recuperou.

"Já que não posso mudar essa situação, vou fazer tudo o que dá para melhorar. O pouquinho que tenho de movimento, eu estou me matando para ampliar", disse ela. "Já senti vontade de fazer xixi. Isso é uma evolução muito grande."

"Às vezes eu choro pra caramba. Não dá para ser forte sempre", complementou ela. "Acho que ajuda a refletir. É a punhalada que te leva a evoluir"

Na semana passada, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) lançou uma campanha para arrecadar fundos para o tratamento de Lais. Neste domingo, o Fantástico chamou internautas a enviarem fotos com a mão em forma de L para motivar a ex-ginasta.