Topo

Artista pop que competiu em Sochi é suspensa do esporte por fraude

Vanessa Mae competiu na prova de esqui alpino no Slalom nos Jogos de Inverno - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Vanessa Mae competiu na prova de esqui alpino no Slalom nos Jogos de Inverno Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 13h22

A artista anglo-tailandesa Vanessa Mae foi punida com quatro anos de suspensão do esporte, por ter comprovada a manipulação para se classificar para a Olimpíada de Inverno, disputada em fevereiro passado em Sochi, na Rússia.

Em comunicado distribuído nesta terça-feira, a Federação Internacional de Esqui informa que a atleta “não teria atingido a pontuação necessária para a classificação” sem a manipulação de resultados.

A entidade disse ter constatado diversas irregularidades em quatro competições femininas de slalom gigante entre 17 e 19 de janeiro deste ano, em Krvavec, na Eslovênia. Mae e a federação da Tailândia têm 21 dias para formalizar uma apelação.

Na Olimpíada, Vanessa adotou o sobrenome do pai (Vanakorn) e foi a última entre 67 competidoras na prova do slalom gigante, disputada nas montanhas de Rosa Khutor.

Aos 35 anos, a debutante em Olimpíadas teve performance criticada, tratada pela imprensa internacional como um capricho pessoal. Após descer a montanha de Sochi, a artista assegurou que não se poupou para preservar seus braços, seu ganha-pão na música.

Em pista, Vanessa cometeu falhas consideradas infantis, errou o percurso, consertou o trajeto e enfim levou tudo na brincadeira na hora das entrevistas.

"Eu quase bati três vezes, mas eu consegui chegar em pé no fim, o que é meu objetivo principal. Só de experimentar isso aqui já é incrível. Estava preocupada em me perder na pista, mas deu certo", descreveu a violinista-esquiadora.

Nascida em Singapura, Vanessa se mudou ainda pequena para Londres e acabou adotando a nacionalidade britânica. Ela foi um prodígio da música clássica desde muito cedo, entrando no Livro dos Recordes aos 13 anos como a solista mais jovem da história a gravar concertos de Beethoven e Tchaikovsky.

No entanto, a artista que denomina seu estilo como "violino de fusão techno-acústica" sempre foi criticada por alas conservadoras, em razão de misturar demais o clássico com experimentalismos modernos. Muitos dizem que Vanessa também sensualiza demais em seus videoclipes, que só quer aparecer.