Topo

Coreia do Sul pode dividir Olimpíada de Inverno com Coreia do Norte em 2018

KCNA/Efe
Imagem: KCNA/Efe

Do UOL, em São Paulo

05/01/2015 20h53

A Coreia do Sul pode dividir eventos com a Coreia do Norte durante os Jogos Olímpicos de 2018, de acordo com o jornal Chosun Ilbo. A medida simboliza uma postura cordial do país que ganhou o direito de sediar a competição na cidade de Pyeongchang e ainda depende de análise para ser aprovada.

"Nós podemos considerar, simbolicamente, dividir um dois eventos do snowboard com o Norte. Os locais de competição não tomam muito tempo ou dinheiro para serem construídos. Uma das formas de persuadir o Norte a participar dos Jogos é dividir alguns dos eventos", afirmou Choi Moon-soon, governador da província de Gangwon.

Em dezembro, rumores de que Pyeongchang colocaria os eventos de montanha em outro país foram negados por Moon-soon. Antes, a cidade já havia rejeitado uma sugestão norte-coreana para sediar eventos de esqui durante as Olimpíadas de Inverno. "A medida mais realista seria lançar um time unificado, mas se o Norte quiser, podemos dividir alguns eventos como snowboard freestyle e slalom gigante", disse o governador.

As Coreias foram divididas em 1948, consequência da bipolarização mundial representada pelo bloco capitalista e o bloco comunista. A Coreia do Norte ficou sob influência da União Soviética e acabou governada por Kim Il-Sung. As duas nações já entraram em guerra. Atualmente, o Norte é comandado por Kim Jong-un em regime ditatorial.

Mandar eventos para o país vizinho será possível porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, em dezembro, série de reformas na organização dos eventos olímpicos. A relação esportiva entre os dois países é mais próxima do que na política: apesar de a Coreia do Norte ter boicotado os Jogos de Seul, em 1988, membros dos dois países marcharam sob a mesma bandeira em Sydney 2000 e Atenas 2004. Em 2002, norte-coreanos competiram nos Jogos Asiáticos em Busan, na Coreia do Sul.