UOL Esporte Fórmula 1
 

GP da Itália 2012

AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Inglês Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Itália

09/09/2012 - 10h23

Hamilton vence de ponta a ponta na Itália; Massa cede posição a Alonso e fica em 4º

O inglês Lewis Hamilton dominou o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, neste domingo, no circuito de Monza. Pole position, o piloto da McLaren se manteve na ponta durante toda a corrida e venceu com facilidade a prova, seguido pelo mexicano Sergio Perez e pelo espanhol Fernando Alonso.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ITÁLIA

1- Lewis Hamilton (GBR/McLaren) 1h19min41s221
2- Sergio Perez (MEX/Sauber) a 4s356
3- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 20s594
4- Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 29s667
5- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) a 30s881
10- Bruno Senna (BRA/Williams) a 48s144

Felipe Massa teve um bom desempenho, mas acabou fora do pódio por ceder posição para o companheiro de equipe. Fora da briga pelo campeonato, o brasileiro diminuiu ritmo, permitiu a ultrapassagem de Alonso, líder do Mundial de pilotos, e terminou na quarta colocação.

Com problemas na classificação, Alonso largou em 10º, fez grande corrida de recuperação e ainda contou com prova decepcionante da Red Bull. Principal rival do espanhol na briga pelo título, o alemão Sebastian Vettel abandonou com problemas mecânicos, assim como seu companheiro, o australiano Mark Webber.

O resultado em Monza fez com que Alonso ampliasse sua liderança no Mundial de pilotos, com 179 pontos. Hamilton assumiu a segunda colocação com 142, seguido de Kimi Raikkonen com 141 e Vettel com 140.

A corrida

Ao contrário do que ocorreu na Bélgica, a largada do GP da Itália ocorreu sem incidentes. Massa teve um bom início de prova, ultrapassou Button antes da primeira curva e assumiu a segunda colocação. Bruno Senna ganhou três posições e subiu para 10º, enquanto Alonso obteve três ultrapassagens e completou a primeira volta em sétimo lugar.

Massa abriu a primeira sessão de paradas nos boxes na 20ª volta e retornou na terceira colocação. Logo atrás, Alonso e Vettel travaram bela disputa, com o espanhol indo parar com as rodas na brita após ser fechado pelo alemão. O piloto da Ferrari reclamou muito pelo rádio, conseguiu a ultrapassagem algumas voltas depois e ainda viu o rival ser punido pelos comissários com um drive through.

FÁBIO SEIXAS ANALISA O GP DA ITÁLIA

Sejamos francos e diretos: Alonso colocou uma mão na taça. Leia mais

Jenson Button teve problemas mecânicos na 34 volta e abandonou a prova. Massa assumiu o segundo lugar, mas cedeu a posição para Alonso na 40ª volta. Os dois pilotos da Ferrari, porém, acabaram ultrapassados por Perez, que parou mais tarde que os demais e aproveitou o melhor estado de seus pneus.

A sorte de Alonso mostrou sua cara, quando Vettel e Webber se juntaram a Button e também abandonaram a prova com problemas mecânicos. Perez chegou a diminuir a diferença para Hamilton, mas não foi suficiente para ameaçar a vitória do inglês.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host