Topo

Fórmula 1

Após o bi, Vettel se prepara para superar recordes e fechar "temporada perfeita"

Sebastian Vettel se tornou o mais jovem piloto a se sagrar bicampeão mundial de F-1 - Issei Kato/Reuters
Sebastian Vettel se tornou o mais jovem piloto a se sagrar bicampeão mundial de F-1 Imagem: Issei Kato/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/10/2011 07h36

Sebastian Vettel coroou sua superioridade nesta temporada com a conquista antecipada do bicampeonato mundial neste domingo no GP do Japão. Com a taça assegurada, seria natural pensar que o piloto da Red Bull tiraria o pé do acelerador nas quatro corridas restantes, mas o alemão ainda está longe de dar o ano como encerrado. Ele tem a chance de quebrar importantes marcas em 2011, tornando seu ano ainda mais especial.

  • Kim Kyung-Hoon/Reuters

    Mais jovem bicampeão da F-1, Vettel tem a chance de fechar a temporada com vários recordes

"Foi um ano longo, mas também fantástico. E o melhor é que ainda não acabou", avisou o bicampeão da Fórmula 1 após a confirmação do título.

Não dá para contestar a hegemonia de Vettel em 2011. Até agora, ele conquistou doze pole positions, venceu nove corridas e só não subiu ao pódio uma vez: o GP da Alemanha. O alemão ainda completou todas as provas que disputou, e seu pior resultado foi um quarto lugar.

Aos 24 anos, três meses e seis dias, Vettel se tornou o mais jovem piloto a se sagrar bicampeão mundial. Desde 2004, um piloto não assegurava a conquista do título da temporada com tanta antecedência. Naquele ano, Michael Schumacher, então na Ferrari, garantiu a taça quatro provas antes do fim.

O piloto da Red Bull, aliás, pode alcançar seu compatriota em outra estatística importante. Em 2004, quando conquistou seu sétimo título mundial, Schumacher ganhou 13 das 18 corridas disputadas naquele ano.

Vettel também terá a chance de deixar para trás outra marca estabelecida por Schumacher: a de melhor aproveitamento de pontos em uma temporada. Em 2002, o atual piloto da Mercedes conquistou 144 dos 170 pontos em disputa (84,71%). O mais novo bicampeão mundial obteve 324 dos 375 pontos colocados em jogo até agora – o que resulta na impressionante taxa de 86,4%.

Traduzindo em números, Vettel terá que somar no mínimo mais 79 pontos nas últimas quatro corridas do ano para quebrar a marca de Schumacher. Se quiser colocar seu nome em outra lista de recordes, o piloto da Red Bull precisa manter sua ótima forma exibida nos treinos de classificação.

Com as doze poles feitas em 2011, o alemão está a apenas duas de igualar a marca estabelecida por Nigel Mansell. Em 1992, o inglês, então na Williams, teve um desempenho arrasador e largou em primeiro lugar em 14 das 16 corridas disputadas naquele ano.

Embora tenha a chance de colocar seu nome na galeria de recordes da Fórmula 1, Vettel parece não se preocupar em quebrar barreiras. Ele repete o discurso cauteloso de quando estava com o título praticamente em suas mãos: para o piloto, o mais importante é se concentrar em dar um passo de cada, seja ele participar de um treino livre ou se preparar para uma corrida.

“Não estamos mal nesta temporada, mas seria errado começar a pensar nestas coisas. Temos uma longa corrida pela frente amanhã e é nela que marcamos pontos, não no treino. Ainda acho o recorde de Mansell excepcional”, disse, após o GP de Cingapura, quando questionado sobre a possibilidade de superar a marca do inglês. Vettel, então, pode se preparar para se tornar um piloto mais do que excepcional.

Fórmula 1