Topo

Fórmula 1

Michael Schumacher renega a Alemanha: 'Minha única pátria é a Suíça'

Michael Schumacher se diz bastante feliz morando em Genebra, na Suíça - Tim Chong/Reuters
Michael Schumacher se diz bastante feliz morando em Genebra, na Suíça Imagem: Tim Chong/Reuters

Das agências internacionais

Em Berlim (Alemanha)

09/11/2011 10h06

Um dos esportistas mais idolatrados da Alemanha, o piloto Michael Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1, renegou o país onde nasceu. Em declaração dada ao jornal "Neue Zürcher Zeitung", de Zurique, Schumacher disse: "Minha única pátria é a Suíça". Atualmente, ele corre por uma escuderia alemã, a Mercedes.

Há 15 anos morando na Suíça, Schumacher não escondeu sua admiração pelo país onde vive. Para o alemão de nascimento, a pátria não é necessariamente o local onde você nasceu. No caso do piloto, a Alemanha. "A Suíça é harmonia pura. Aqui sou mais que cem por cento feliz. Não há nada mais bonito. A pátria é onde você se sente feliz, e para mim isso é o mar de Genebra", disse, a respeito do lago Leman, onde tem sua casa.

As declarações não foram bem recebidas na Alemanha. O jornal "Bild", o mais lido do país, questiona: "Como devemos entender isso, Schumi". "Um de nossos principais ídolos esportivos borrou a Alemanha de seu coração?", continuou o veículo. Já o semanário "Focus" considera que o maior campeão da história da Fórmula 1 se despediu do país.

Algumas pessoas dizem que Schumacher vive na Suíça apenas para economizar em impostos. Ele, no entanto, afirma que é por outros motivos, que, pela suas declarações, parecem estar esclarecidos.

Fórmula 1