Topo

Fórmula 1

Massa revela que aconselhou Barrichello a encerrar a carreira em Interlagos

Rubens Barrichello foi aconselhado por Felipe Massa a parar de correr neste ano - Christophe Karaba/EFE
Rubens Barrichello foi aconselhado por Felipe Massa a parar de correr neste ano Imagem: Christophe Karaba/EFE

Rafael Krieger

Em Cotia (SP)

22/11/2011 14h43

O piloto brasileiro Felipe Massa revelou nesta terça-feira que aconselhou o compatriota Rubens Barrichello a parar de correr e encerrar a carreira no Grande Prêmio do Brasil neste fim de semana, deixando de disputar a próxima temporada aos 40 anos para completar os 20 anos na Fórmula 1.

MASSA DESCARTA CORRER ATÉ OS 40

  • AP

    O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, descartou que vá competir até os 40 anos, mas evitou anunciar uma data para sua saída das pistas. "Não acho que vá correr até os 40 anos, mas ainda não sei qual será o limite para minha aposentadoria"

Durante um evento em que correu de kart com jornalistas, Massa explicou que falou a Rubens Barrichello que ele deveria abandonar a categoria na qual tenta permanecer em meio a disputa com outros pilotos como o finlandês Kimi Räikkönen, o alemão Adrian Sutil e até o brasileiro Bruno Senna pelas vagas restantes no grid.

"Para mim, o Rubinho tem uma carreira incrível, é o piloto que mais correu, venceu muitas corridas, tem uma carreira que a maior parte dos pilotos sonharia em ter. Passou pelas melhores equipes da Fórmula 1, e o que eu falei para ele não foi falando ‘você tá velho, para de correr’, foi pensando no que está acontecendo na Fórmula 1”, explicou Felipe Massa.

"Hoje a gente tem 12 equipes na Fórmula 1, cinco ou seis pedem dinheiro aos pilotos. Isso é um absurdo, na minha opinião. Não consigo ver o Rubinho, depois de toda a carreira que ele tem, de tudo o que ele conquistou, pedir patrocínio para correr", justificou o piloto da Ferrari.  

Barrichello tem 19 anos de Fórmula 1 e dois vice-campeonatos na carreira, mas as suas duas alternativas para continuar na categoria envolvem a necessidade de injeção financeira. Tanto a Renault quanto a Williams deverão priorizar o maior patrocínio na escolha de seus pilotos. 

"Falei para ele: para, usa a última corrida, faz o seu final. Mas é lógico que ele vai fazer o que acha melhor para ele", completou Massa.

Barrichello ainda negocia para tentar permanecer, mas pode ter a carreira encerrada neste fim de semana em Interlagos contra a vontade caso não consiga fechar com nenhuma equipe, já que seu contrato atual com a equipe Williams se encerra ao final deste ano.

A última vez em que Barrichello correu em Interlagos nessa situação foi em 2008, quando ele não sabia se continuaria na Honda. Na ocasião, Massa já havia o aconselhado a parar. Mas, no ano seguinte, Rubinho conseguiu uma vaga na Brawn GP e chegou a lutar pelo título. 

ASSISTA AO QUE DISSE MASSA SOBRE RUBINHO

Fórmula 1