Topo

Fórmula 1

Räikkönen acerta volta à F-1 e assina com a Renault; futuro de B. Senna fica indefinido

Räikkönen foi campeão mundial de F-1 em 2007 e teve seu nome cotado para ocupar vaga de Rubinho - Divulgação/Twitter oficial da Renault
Räikkönen foi campeão mundial de F-1 em 2007 e teve seu nome cotado para ocupar vaga de Rubinho Imagem: Divulgação/Twitter oficial da Renault

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

29/11/2011 06h54

Kimi Räikkönen está de volta à Fórmula 1. O piloto finlandês, campeão da categoria em 2007, acertou um contrato de duas temporadas com a Renault – que se chamará Lotus a partir de 2012.

O acerto de Räikkönen com a Renault deixa Bruno Senna com futuro indefinido na equipe. O brasileiro, que ocupou o lugar do alemão Nick Heidfeld nas últimas corridas desta temporada, vê a disputa pela outra vaga na escuderia ficar ainda mais acirrada.

No último fim de semana, os boatos sobre a volta de Räikkönen se intensificaram durante o GP do Brasil. Eric Boullier, chefe da atual equipe do piloto Bruno Senna, confirmou que o finlandês estava na lista de candidatos a guiar um dos carros da escuderia na próxima temporada.

Nos últimos meses, também houve fortes especulações de que Räikkönen poderia substituir Rubens Barrichello na Williams. O piloto visitou a fábrica da equipe e admitiu conversas com membros da escuderia.

Räikkönen, de 32 anos, deixou a Fórmula em 2009 e tem 18 vitórias na categoria. Desde então, ele continuou ligado ao mundo da velocidade – desta vez, como piloto de rali e também na Nascar Truck Series e na Nationwide Series. A Renault demonstrou interesse em contratá-lo após a confirmação de que o polonês Robert Kubica não terá condições de pilotar no início da próxima temporada.

 

“Estou contente por voltar à Fórmula 1 após um intervalo de dois anos. Sou grato à Renault por me oferecer esta oportunidade. Minha passagem no Mundial de Rali foi um estágio útil na minha carreira como piloto, mas não posso negar que meu desejo pela Fórmula 1 se tornou dominante recentemente”, disse o finlandês ao site oficial da Renault.

 

Gérard Lopez, dono da equipe, preferiu falar apenas sobre o retorno de Räikkönen. “A decisão dele de voltar conosco é apenas o primeiro passo de muitos anúncios que devem nos tornar sérios candidatos no futuro. Durante todo o ano, dissemos que nossa escuderia estava iniciando um novo ciclo. Trabalhamos duro nos bastidores para construir as bases de uma estrutura de sucesso”, comentou.

Fórmula 1