Topo

Fórmula 1

Se deixar F-1, Barrichello pode ver seu único recorde ser quebrado por Schumacher

Barrichello falando com Schumacher no ano passado; alemão pode passar brasileiro - AP Photo/Andy Wong
Barrichello falando com Schumacher no ano passado; alemão pode passar brasileiro Imagem: AP Photo/Andy Wong

Do UOL, em São Paulo

18/01/2012 06h00

Rubens Barrichello está bem perto de deixar de vez a Fórmula 1 após 19 anos. Duas vezes vice-campeão e piloto de ponta nos anos de Ferrari, o brasileiro deixaria a categoria com o recorde de GP’s disputados: 326. O problema é que, se sair, pode ver seu ex-parceiro e grande rival, Michael Schumacher quebrar sua maior marca.

O recorde de Rubens Barrichello é construído a duras penas desde 1993, passando por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda (depois Brawn GP) e Williams. Com a confirmação de Bruno Senna na escuderia inglesa, o brasileiro só segue na Fórmula 1 se aceitar correr pela Hispania, lanterna disparada do grid.

Michael Schumacher ainda está relativamente longe de bater seu antigo colega de Ferrari, mas com Rubinho fora do caminho, poderá fazê-lo. O alemão é o segundo na lista dos que mais correram na Fórmula 1, com 287 GP’s.

Ele tem contrato com a Mercedes até o fim de 2012, mas negocia desde o fim do ano passado uma renovação de mais um ano. Em janeiro, o jornal alemão Bild chegou a cravar que Schumacher acertou a renovação, mas a notícia não chegou a ser confirmada pela escuderia.

Se for até o fim de 2013, como se espera, o alemão que hoje tem 43 anos disputaria mais 40 GP’s, considerando o calendário com 20 provas em 2012 e uma projeção idêntica para o ano seguinte. Schumacher chegaria, então, à marca de 327 corridas, uma mais que a marca de Rubens Barrichello.

Ao contrário do brasileiro, que só lidera o ranking de longevidade, Schumacher é dono de várias marcas na categoria. Heptacampeão, o alemão é quem mais venceu, fez poles, liderou voltas e largou em primeiras filas, entre vários outros recordes.

Desde que voltou à Fórmula 1, no entanto, ele ampliou pouco essas marcas. Apesar de ter sido o piloto que mais ultrapassou em 2011, Schumacher ainda não conseguiu subir no pódio pilotando pela Mercedes, onde está há dois anos. 

Fórmula 1