Topo

Fórmula 1

Ferrari reconhece feiura do bico com degrau em novo carro para 2012

Ferrari apresentou o modelo 2012 pela internet devido à neve em Maranello - Reprodução
Ferrari apresentou o modelo 2012 pela internet devido à neve em Maranello Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/02/2012 07h26

A Ferrari teve que cancelar a cerimônia de apresentação e as primeiras voltas do novo modelo para a temporada de 2012 devido à neve em Maranello. Assim, nesta sexta-feira, a escuderia italiana mostrou o F2012 através de seu site oficial. A principal novidade foi o degrau no bico, que a própria escuderia admitiu ser feio.

“O nariz conta com um degrau, o que não é esteticamente satisfatório: de acordo com as regras para deixar a parte frontal mais baixa, esta foi uma maneira de elevar a parte traseira do chassi o máximo possível, por razões aerodinâmicas”, declarou a Ferrari através de comunicado oficial.

Já o brasileiro Felipe Massa ignorou a parte estética e se mostrou bastante empolgado com as novidades: “Devo dizer que ficou muito, muito agressivo. Isto é parte dos meus sonhos. Sempre queremos desenvolver novos modelos, então estou impressionado com o novo carro”.

Pressionada devido aos quatro anos sem título e resultados decepcionantes na última temporada, quando ficou atrás de Red Bull e McLaren, a Ferrari aderiu à proposta agressiva já adotada pela Caterham para o design da parte frontal.

Também houve alteração na posição do escapamento. O resultado das mudanças aerodinâmicas serão conferidos primeiramente por Felipe Massa, que vai estrear o novo modelo na semana que vem, durante os testes coletivos em Jerez de la Frontera.

FORCE INDIA TAMBÉM APOSTA EM DEGRAU NO BICO

A equipe Force India não teve problemas com a neve, mas também evitou cerimônias no lançamento de seu novo carro. No autódromo de Silverstone, na Inglaterra, os pilotos Nico Hulkenberg e Paul di Resta participaram da apresentação do VJM05, que também conta com o degrau no bico implementado por Caterham e Ferrari. Por enquanto, dos novos carros, só o da McLaren não apresenta a inovação.

Fórmula 1