Topo

Fórmula 1

Button abre a temporada com vitória na Austrália; Senna e Massa se tocam e abandonam

Button assumiu a ponta do GP da Austrália logo após a largada e não foi incomodado - Mark Horsburgh/Reuters
Button assumiu a ponta do GP da Austrália logo após a largada e não foi incomodado Imagem: Mark Horsburgh/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/03/2012 04h40

Jenson Button começou a temporada 2012 da Fórmula 1 com o pé direito. Neste domingo, o piloto da McLaren não encontrou problemas para vencer o GP da Austrália. Sem ser incomodado pelos adversários, ele recebeu a primeira bandeirada do ano com uma vantagem tranquila sobre o bicampeão mundial Sebastian Vettel; Lewis Hamilton completou o pódio. Já Felipe Massa e Bruno Senna se tocaram e abandonaram a prova.

CLASSIFICAÇÃO - GP DA AUSTRÁLIA

PILOTOTEMPO
1. J. Button (ING/McLaren)1h34min09s565
2. S. Vettel (ALE/Red Bull)a 2s139
3. L. Hamilton (ING/McLaren)a 4s075
4. M. Webber (AUS/Red Bull)a 4s547
5. F. Alonso (ESP/Ferrari)a 21s565
6. K. Kobayashi (JAP/Sauber)a 36s766
7. K. Räikkönen (FIN/Lotus)a 38s014
8. S. Pérez (MEX/Sauber)a 39s458
9. D. Ricciardo (AUS/Toro Rosso)a 39s556
10. P. di Resta (ESC/Force India)a 39s737

O choque entre os dois, ocorrido na 47ª volta, completou um fim de semana repleto de problemas para ambos. Massa havia largado em 16º, recuperou algumas posições e fazia uma corrida discreta. Senna, 14º no grid, já havia se envolvido em um toque logo após a largada.

Fernando Alonso fez uma boa corrida e compensou o fim de semana ruim vivido pela Ferrari. O espanhol largou em 12º e terminou na quinta posição, após resistir à pressão de Pastor Maldonado. O venezuelano, companheiro de Bruno Senna, tinha tudo para pontuar, mas perdeu o controle de seu carro na última volta e bateu.

Na largada, a McLaren se manteve à frente dos rivais. No entanto, o pole Hamilton perdeu a liderança para seu companheiro Button. Os dois pilotos da Mercedes também se deram bem: Schumacher assumiu a terceira colocação, seguido por Rosberg. Grosjean, que largou em terceiro, perdeu várias posições e caiu para sexto.

Os dois carros da Ferrari largaram bem e, de certa forma, compensaram suas posições ruins no grid. Alonso, que saiu em 12º, foi para oitavo; Massa, 16º na largada, apareceu em 10º ao fim da primeira volta. Bruno Senna foi tocado pouco depois da largada e foi obrigado a parar nos boxes.

Na terceira volta, Grosjean abandonou após sua Lotus ser tocada pela Williams de Pastor Maldonado. Vettel, 6º no grid, já aparecia em quarto na sexta volta após ultrapassar Rosberg. O bicampeão mundial aproveitou uma escapada de Schumacher para assumir a terceira posição. Enquanto isso, os dois pilotos da McLaren dispararam na frente. Pouco depois de sair da pista, Schumacher abandonou a corrida com problemas no câmbio.

Após a primeira parada nos boxes, Button abriu uma diferença superior a dez segundos para Hamilton, que sofreu com a aproximação de Vettel. O pole position não só impediu a chegada do bicampeão como aos poucos reduziu a distância para o líder, que se queixou de um problema nos pneus à equipe.

Na 28ª volta, Massa foi ultrapassado com facilidade por Räikkönen e Kobayashi e caiu para décimo. O brasileiro trocou os pneus na volta seguinte. Button retomou o bom ritmo e, como Hamilton começou a se queixar de desgaste nos pneus, voltou a abrir uma diferença superior a dez segundos para seu companheiro de equipe.

Na 37ª volta, Petrov abandonou e sua Caterham ficou parada na reta dos boxes em situação perigosa, provocando a entrada do safety car. Vários pilotos pararam nos boxes e Vettel se deu bem, assumindo o segundo lugar. Na relargada, na 41ª volta, Button conseguiu abrir vantagem.

Enquanto Hamilton tentava se aproximar de Vettel, os brasileiros se chocaram em uma disputa por posição na 47ª volta. Bruno Senna e Felipe Massa se tocaram; o piloto da Ferrari levou a pior e foi obrigado a abandonar. Já o piloto da Williams teve um pneu furado, foi para os boxes e voltou à corrida, mas teve sua prova comprometida e abandonou pouco tempo depois.

A próxima etapa da temporada será disputada no próximo domingo (25): o GP da Malásia, no circuito de Sepang, com largada às 5h (horário de Brasília).

Fórmula 1