Topo

Fórmula 1

Hamilton confirma domínio da McLaren e faz a pole na Malásia; Massa larga em 12º

Hamilton (c), Button (d) e Schumacher: na ordem, os três primeiros do grid da Malásia - Mark Baker/AP
Hamilton (c), Button (d) e Schumacher: na ordem, os três primeiros do grid da Malásia Imagem: Mark Baker/AP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2012 06h02

Lewis Hamilton confirmou o domínio da McLaren demonstrado na sexta-feira e cravou a pole position para o GP da Malásia no treino de classificação deste sábado. Líder das duas primeiras sessões livres, o inglês fez o melhor tempo de 1min36s219 e vai largar na frente pela segunda vez seguida nesta temporada.

GRID DO GP DA MALÁSIA

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2. Jenson Button (ING/McLaren)
3. M. Schumacher (ALE/Mercedes)
4. Mark Webber (AUS/Red Bull)
5. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
6. Romain Grosjean (FRA/Lotus)
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
9. Sergio Perez (MEX/Sauber)
10. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
12. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
13. Bruno Senna (BRA/Williams)

Hamilton vai dividir a primeira fila com o companheiro Jenson Button, repetindo a dobradinha da McLaren que já foi vista nos treinos do GP da Austrália. O alemão Michael Schumacher vai largar em terceiro lugar.

O treino de classificação não foi ideal para os brasileiros, que ainda assim mostraram evolução em relação à estreia. A Ferrari de Felipe Massa não conseguiu passar do Q2 e vai largar apenas em 12º lugar. Bruno Senna sairá logo atrás, em 13º lugar. Ambos ficaram atrás de seus respectivos companheiros de equipe.

Fernando Alonso se classificou em nono, mas vai largar em oitavo devido à punição imposta a Kimi Raikkonen, que trocou de câmbio e perdeu cinco posições no grid. O finlandês foi o quinto mais rápido no treino, mas sairá em décimo lugar. Heikki Kovalainen também foi punido e vai largar em último.

Com tempo nublado e ameaça de chuva na Malásia, o treino começou com os pilotos usando pneus duros no calor de 31 graus de Sepang. Na primeira parte, Massa só conseguiu entrar na zona de classificação ao Q2 faltando dois minutos e meio, e Bruno Senna passou no limite. A surpresa foi a classificação dos carros da HRT, que conseguiram o tempo mínimo e vão largar no domingo.

A segunda parte do treino já começou com Massa e Senna sob pressão. Enquanto a Lotus fazia o melhor tempo do fim de semana com Kimi Raikkonen, os brasileiros sofriam para se manter entre os dez que disputariam a pole. E não conseguiram.

Massa fez 1min37s731 e ficou momentaneamente em nono, mas logo foi ultrapassado por Alonso e pelos carros da Mercedes, caindo para 12º. Bruno Senna foi um décimo mais lento, com 1min37s841, e nem chegou a figurar na zona de avanço ao Q3, ficando em 13º. Seu companheiro Pastor Maldonado largará em 11º.

Mesmo sem avançar para a fase final do treino, Massa ficou satisfeito: “Vinha sofrendo para achar o balanço ideal, as peças ideais, e acho que para a classificação a gente teve uma melhora, independente se não foi suficiente para passar ao Q3. Acho que estamos no caminho certo”, disse o brasileiro à TV Globo. 

Fórmula 1