Topo

Fórmula 1

Massa volta a deixar Alonso passar e diz estar "um pouco mais feliz" em 13º

Massa e Raikkonen se deram mal com a estratégia de duas paradas na China - Carlos Barria/Reuters
Massa e Raikkonen se deram mal com a estratégia de duas paradas na China Imagem: Carlos Barria/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/04/2012 09h47

Felipe Massa completou três corridas seguidas sem pontuar ao chegar em 13º lugar no GP da China, mas assegurou a sua melhor colocação final nesta temporada até o momento. Talvez por isso, o brasileiro da Ferrari não reclamou do resultado. E evitou falar sobre a nova ultrapassagem “encomendada” de Fernando Alonso, que fez lembrar a troca de liderança do GP da Alemanha de 2010.

RESULTADO DO GP DA CHINA

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2. Jenson Button (ING/McLaren)
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
4. Mark Webber (AUS/Red Bull)
5. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
6. Romain Grosjean (FRA/Lotus)
7. Bruno Senna (BRA/Williams)
8. Pastor Maldonado (VEN/Williams)
9. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
13. Felipe Massa (BRA/Ferrari)

“Estou decepcionado, mas posso dizer para mim mesmo que estou um pouco mais feliz do que nas duas primeiras corridas”, disse Massa à BBC. O brasileiro não completou o GP da Austrália e ficou em 15º na Malásia.

Em Xangai, Massa largou em 12º lugar e chegou a liderar a corrida, já que apostou na estratégia de apenas duas paradas nos boxes. Mas ele não conseguiu lidar com a queda de rendimento dos pneus e acabou perdendo posições importantes.

Uma delas foi para Fernando Alonso. Quando estava em décimo lugar depois de sua primeira parada, Felipe Massa abriu passagem para o espanhol a pedido da Ferrari. “Fernando está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”, disse o engenheiro.

Alonso fez três paradas e chegou em nono lugar. A troca de posições não afetou o desempenho de Massa, que voltou a andar na frente do espanhol e estava em quinto antes de fazer seu segundo pit stop e cair para 13º.

“Tentamos estratégias diferentes para os dois carros e não funcionou tão bem para ambos. Fernando somou alguns pontinhos, mas ele talvez tenha enfrentado um pouco menos de tráfego”, comentou Massa, sem falar sobre a ordem da Ferrari.

“Pelo menos eu pude fazer uma corrida normal e sei que fiz tudo o que podia”, observou Massa, lembrando que sua prova foi limpa e sem incidentes. O que pesou mesmo foi ter saído dos boxes atrás do pelotão que brigava pela zona dos pontos.

“A decisão de fazer dois pit stops foi correta, mas talvez teria sido melhor parar em outros momentos. Mas é fácil falar agora. Todas as vezes eu fiquei no meio do tráfego e paguei pela falta de velocidade em reta, um dos maiores problemas do carro no momento”, completou o brasileiro no comunicado oficial da Ferrari.

Massa foi um dos três únicos pilotos que fizeram duas paradas e não ganharam posições em relação à largada. Além dele, Sergio Perez e Kimi Raikkonen não tiraram proveito da escolha. Para Sebastian Vettel, Bruno Senna e o vencedor Nico Rosberg, a estratégia deu certo. 

Fórmula 1