Topo

Fórmula 1

Piloto espanhola da Marussia bate em teste e sofre ferimentos na cabeça

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

03/07/2012 07h57

A espanhola Maria de Villota, piloto de testes da equipe Marussia de Fórmula 1, sofreu um grave acidente na manhã desta terça-feira enquanto dirigia um carro da escuderia em Londres. De acordo com a emissora de TV BBC, ela perdeu o controle do monoposto e bateu contra um caminhão do próprio time, que estava estacionado na pista.

A equipe médica que atendeu a piloto confirmou em comunicado que Villota sofreu "ferimentos no rosto e na cabeça" e informa que o estado da espanhola agora é estável.

O porta-voz da equipe afirmou que os "ferimentos foram graves e que precisarão de cuidados constantes, e após ser atendida no local, foi levada ao hospital de Addenbrooks, onde ficará internada para tratamento".

Villota dirigia em um teste de aerodinâmica da equipe britânica na região leste da cidade, na pista de aeroporto de Duxford. De acordo com relatos dos presentes, a espanhola não conseguiu desviar e bateu fortemente contra o automóvel que estava parado na pista. “O carro acelerou de repente e foi na direção do caminhão”, afirmou o apresentador de TV Chris Mann, que estava no evento.

  • Em maio, Villota afirmou que esperava por um chance na equipe

Mann ainda contou que viu que o capacete de Maria foi impactado no lado do caminhão: "Pareceu que ela não estava se movendo por cerca de 10 ou 15 minutos. Depois nós vimos a mão dela se mexendo e demorou quase uma hora para que a equipe de resgate conseguisse tirá-la do carro", relatou.

Segundo especialistas, é normal pilotos inexperientes se confundirem com o sistema de ECU, unidade de controle do motor. A confusão normalmente acontece no momento de parar o carro ou fazer uma curva de baixa velocidade.

A Marussia emitiu um comunicado anunciando o acidente e afirmou que em breve emitirá um novo boletim oficial sobre o estado de saúde da espanhola.

"Aproximadamente às 9h15 (5h15 de Brasília), a piloto de testes Maria de Villota sofreu um acidente com o MR-01 da equipe no aeroporto de Duxford, onde testava o carro pela primeira vez. O acidente aconteceu no fim da primeira volta e envolveu uma colisão com um caminhão de apoio do time. Maria foi transferida para o hospital. Depois que a sua condição médica for avaliada, uma outra nota será divulgada", diz o informe.

Filha do ex-piloto de Fórmula 1 Emilio De Villota, Maria, 32, estreou na categoria nesta temporada, atuando nos treinos livres como reserva dos pilotos Timo Glock e Charles Pic. Em maio, Villota afirmou que esperava por uma chance de pilotar pela Marussia e que acreditava que a equipe estava feliz com o trabalho que ela estava desenvolvendo.

#dev_albumEmbed010('tagalbum','50889')

Fórmula 1