Topo

Fórmula 1

Circuito de Nurburgring pede falência e põe GP da Alemanha em dúvida

Pilotos contornam a primeira curva de Nurburgring no GP da Europa de 2006 - EFE - 07.maio.2006
Pilotos contornam a primeira curva de Nurburgring no GP da Europa de 2006 Imagem: EFE - 07.maio.2006

Das agências internacionais, em Frankfurt

18/07/2012 11h19

Os proprietários do circuito alemão de Nurburgring, que sedia corridas de Fórmula 1 desde 1951, entraram com um processo de falência devido à demora da aprovação de um pacote de ajuda governamental por parte da União Europeia. O autódromo está previsto como palco do GP da Alemanha de 2013, agora em risco. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo governador Kurt Beck, em Mainz. A Nurburgring GmbH, que gerencia a pista, deve cerca de R$ 745 milhões ao banco do estado de Rhineland-Platinate.

O circuito tem 90% de suas ações pertencentes ao governo, que pediu um empréstimo emergencial de R$ 32 milhões à União Europeia. Sem esperanças de ser atendida, a administração entrou com pedido de falência, o que pode afetar a realização do GP da Alemanha do ano que vem, inicialmente marcado para Nurburgring.

A pista localizada a 70 km da cidade de Colônia alterna a sede do GP da Alemanha de Fórmula 1 com Hockenheim, que receberá a prova neste fim de semana. Georg Seiler, diretor de Hockenheim, já avisou que não teria condições de receber o evento anualmente.

Para tentar resolver a situação, o dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, estaria disposto a isentar Nurburgring das taxas para a realização da corrida no ano que vem, segundo a agência alemã DPA. 

  • Vista geral do circuito de Nurburgring, na Alemanha, que sofre para se manter devido à crise europeia

Fórmula 1