Topo

Fórmula 1

Vettel faz pole e vê Alonso em quinto no GP da Índia; Felipe Massa larga na 6ª posição

Sebastian Vettel, pole na Índia, acena ao lado do companheiro Mark Webber e Hamilton - AFP PHOTO/ PUNIT PARANJPE
Sebastian Vettel, pole na Índia, acena ao lado do companheiro Mark Webber e Hamilton Imagem: AFP PHOTO/ PUNIT PARANJPE

Do UOL, em São Paulo

27/10/2012 07h32

Sebastian Vettel terá, neste domingo, a chance de abrir uma diferença fundamental para Fernando Alonso na briga pelo título da Fórmula 1 neste ano. Pole position no GP da Índia, o alemão vê seu principal rival largar em quinto e pode ficar ainda mais próximo do tri depois de um treino que ratificou seu domínio e teve um desempenho apenas discreto dos brasileiros.

O alemão fez 1min25s283, pouco menos que Mark Webber, seu companheiro de Red Bull que larga na segunda colocação com 1min25s327. Lewis Hamilton, Jenson Button, Fernando Alonso e Felipe Massa completam um grid que mostra bem a hierarquia entre as escuderias no atual momento da Fórmula 1.

E a pole de Vettel está longe de ser uma surpresa. Até agora, ele não foi superado em nenhuma sessão de treinos na Índia. O atual bicampeão da categoria liderou nos três treinos livres que aconteceram na sexta e na manhã indiana deste sábado.

Mais importante que isso, no entanto, é a distância para Fernando Alonso, que mais uma vez terá de largar brigando por posições. Desde a volta das férias do meio do ano, as confusões no início das corridas lhe custaram acidentes em duas oportunidades: em Spa, ele se envolveu em um acidente grave com Romain Grosjean, enquanto no Japão ele se chocou com Kimi Raikkonen.

Desta vez, a disputa nas primeiras curvas pode ser um pouco mais fácil, já que quem divide a terceira fila com ele é Felipe Massa, seu companheiro de Ferrari. Em seu primeiro treino após a renovação com a Ferrari, o brasileiro não tem muito o que comemorar, apesar de estar próximo de Alonso.

A primeira parte do treino rendeu um susto ao piloto. O ferrarista já tinha praticamente garantido seu lugar no Q2 quando rodou sozinho. Mesmo assim, ele avançou sem problemas.

A etapa seguinte do tempo classificatório seria mais difícil para ele. Felipe Massa errou em sua primeira tentativa de volta rápida e por pouco não caiu no Q2, avançando apenas na décima colocação. Na disputa da pole, ele ameaçou brigar pela primeira colocação com a melhor parcial da pista, mas caiu de rendimento e teve de se contentar com o sexto lugar.

Bruno Senna, por sua vez, chegou a marcar o sexto tempo, mas foi superado no fim e ficou fora da decisão da pole, ao contrário do companheiro Pastor Maldonado.

“Dava para brigar. Na primeira volta cometi um erro. Estava super perto como sempre e dessa vez o carro está bom. Eu errei e isso custou o Q3 pra mim. Para o ritmo de corrida, o gasto de pneu é baixo e vamos ver o que dá para fazer amanhã”, disse Bruno Senna na chegada aos boxes. 

Fórmula 1