Topo

Fórmula 1

Hamilton desbanca Red Bull e faz a pole em Abu Dhabi, com Massa em oitavo

Lewis Hamilton, Mark Webber e Sebastian Vettel: os três primeiros do grid em Abu Dhabi - Dimitar Dilkoff/AFP
Lewis Hamilton, Mark Webber e Sebastian Vettel: os três primeiros do grid em Abu Dhabi Imagem: Dimitar Dilkoff/AFP

Do UOL, em São Paulo*

03/11/2012 12h04

Nem Sebastian Vettel, nem Fernando Alonso. Os dois principais candidatos ao título ficaram longe de Lewis Hamilton, pole position em Abu Dhabi com meio de segundo de vantagem para o alemão da Red Bull, desclassificado por falta de combustível e último do grid. O espanhol da Ferrari é o sexto, e Felipe Massa será o oitavo na largada de domingo, às 11 horas, em Abu Dhabi.

Hamilton confirmou o domínio que a McLaren já havia demonstrado no terceiro treino livre e marcou a 25ª pole position de sua carreira, ficando três décimos à frente de Mark Webber, o único que assustou o inglês. O brasileiro Bruno Senna ficou apenas com a 14ª posição no grid de largada, enquanto seu companheiro Pastor Maldonado largará em terceiro.

O grid de largada acabou sendo vantajoso para a Ferrari, que viu Fernando Alonso na terceira fila, com a sexta colocação, bem à frente do líder do campeonato Sebastian Vettel, que fez o terceiro melhor tempo mas acabou únido por falta de combustível e caiu para último. Felipe Massa foi dois décimos mais lento que o espanhol e vai sair duas posições atrás, em oitavo.

Na primeira parte do treino, ainda sob a luz do sol em Abu Dhabi, Pastor Maldonado já se destacava ao colocar a Williams na frente nos primeiros dez minutos. Fernando Alonso então tomou a liderança, enquanto Lewis Hamilton, líder do último treino livre, saía da pista após travar a roda.

Quando Hamilton finalmente encaixou sua volta rápida, assumiu a ponta. Os dois carros da Red Bull ainda não tinham saído dos boxes. As Ferraris se aproximaram do inglês com Alonso, seguido por Massa, apenas quatro centésimos atrás, apesar de não contar com o mesmo pacote aerodinâmico do espanhol.

Antes do fim do Q1, Rosberg assumiria a vice-liderança, e Webber pularia para terceiro. Os dois brasileiros avançaram para a segunda fase: Massa em quinto e Bruno Senna em 16º lugar. Jean-Eric Vergne foi o eliminado junto com os seis pilotos das equipes “nanicas”.

No Q2, com o sol se pondo e a pista esfriando, os carros voltaram à pista com pneus macios e Lewis Hamilton logo assumiu a liderança depois da primeira volta de todos os pilotos. Mark Webber chegou a incomodar, mas o inglês continuou em primeiro até o fim da segunda parte do treino. Bruno Senna não avançou e ficou com a 15ª colocação no grid, logo atrás de Michael Schumacher. 

O pôr do sol anunciou o começo do Q3, já com a luz artificial no circuito de Yas Marina. Lewis Hamilton logo marcou o tempo de 1min40s630 e não foi mais alcançado. A surpresa foi a Williams de Pastor Maldonado, que ficou em terceiro e superou até as Ferraris.

Não tão surpreendente foi a punição a Sebastian Vettel, que saiu em uma decisão dos comissários anunciada mais de quatro horas depois do fim do treino. Por ter completado do treino sem a quantidade mínima de um litro de combustível, o líder do mundial vai largar na última posição. 

*Atualizada às 17h00

Fórmula 1