Topo

Fórmula 1

Líder Vettel abre treinos livres em 1º no Texas, na volta da F-1 aos EUA; Massa é 6º

Sebastian Vettel participa da primeira sessão de treinos livres em Austin, Texas - Adrees Latif/REUTERS
Sebastian Vettel participa da primeira sessão de treinos livres em Austin, Texas Imagem: Adrees Latif/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

16/11/2012 14h32

O alemão Sebastian Vettel mostrou que a Red Bull está preparada para tentar conquistar o título do Mundial de Pilotos já neste fim de semana. O piloto foi o mais rápido da primeira sessão de treinos livres, nesta sexta-feira, marcando a estreia da Fórmula 1 no GP de Austin, no Texas, e um retorno da categoria ao mercado dos Estados Unidos, após cinco anos afastada.

O brasileiro Felipe Massa foi sexto colocado, com sua Ferrari. Completaram os três primeiros Lewis Hamilton e Fernando Alonso, 1s4 e 2s2 mais lentos que Vettel, respectivamente. Bruno Senna foi apenas 22º.

A duas provas do fim do campeonato, o Mundial de Pilotos tem Sebastian Vettel como líder da classificação, em busca do tricampeonato na F-1. O alemão está com 255 pontos, dez a mais que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. A definição pode ser já neste sábado - a menos que o espanhol consiga se manter no páreo para brigar no GP do Brasil.

Com muitas mudanças na liderança, pilotos como Fernando Alonso, Jenson Button e Lewis Hamilton apareceram bem durante a sessão, chegando à casa de 1min40s baixo. Com dez minutos para o fim, Hamilton bateu essa marca e começou a baixar o tempo na casa de 1min39s. Foi então que Vettel superou em mais de um segundo seu tempo, cravando na sua última volta  1min38s125.

LEIA MAIS SOBRE F-1

  • Rosberg relembra vício do pai e diz conhecer piloto que "fuma um cigarro atrás do outro"

  • Estreia do circuito do Texas faz Lewis Hamilton testar a nova pista no Playstation

Como era esperado, os 90 minutos desta sessão inicial foram de muitas voltas na pista de Austin e testes diversos, com as equipes colocando em prática o que esperam usar tanto na sessão qualificatória de sábado quanto o que pode ser utilizado na corrida.

Fora algumas espalhadas e visitas à área de escape, não houve grandes incidentes e os pilotos saíram ilesos desta primeira experiência. Um dos que “escaparam” foi Bruno Senna, mas sem problemas com sua Williams. Kimi Raikkonen, que venceu o último GP, viu sua Lotus parar ao fim da sessão e ter de ser empurrada.

O GP do Texas representa a volta da Fórmula 1 ao importante mercado dos Estados Unidos depois de cinco anos de ausência. Indianápolis recebia a categoria, e agora o quase desconhecido circuito de Austin é sede da etapa norte-americana. Em termos de visibilidade para a F-1, o problema é que este fim de semana coincide com a final da Nascar, uma paixão dos amantes de velocidade no país.

O segundo treino aberto acontece a partir das 17h (de Brasília). No sábado, o treino oficial para a definição do grid de largada acontece às 16h, e a disputa da prova é no domingo, às 17h, com transmissão pelo Placar UOL.

CLIQUE NA FOTO E CONFIRA MAIS SOBRE O CIRCUITO DE AUSTIN

Fórmula 1