Topo

Fórmula 1

Hamilton faz a pole em Interlagos, e Vettel larga três posições à frente de Alonso

Lewis Hamilton acelera em Interlagos durante treinos de sábado para o GP do Brasil - Nacho Doce/Reuters
Lewis Hamilton acelera em Interlagos durante treinos de sábado para o GP do Brasil Imagem: Nacho Doce/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/11/2012 15h03

Em sua última corrida pela McLaren, Lewis Hamilton fez a pole position no GP do Brasil, última corrida do campeonato que vai decidir o campeão de 2012. Favorito, Sebastian Vettel vai sair em quarto, justamente a posição que precisa para assegurar o título. Seu rival Fernando Alonso vai largar três posições atrás, em sétimo. Para superar o alemão e ficar com a taça, o espanhol da Ferrari precisa de pelo menos um pódio em Interlagos. A largada será no domingo, às 14 horas, com acompanhamento ao vivo pelo Placar UOL. 

Já acertado com a Mercedes para o ano que vem, Hamilton dominou todas as fases do treino e confirmou a superioridade da McLaren em Interlagos com o tempo de 1min12s458. O melhor brasileiro foi Felipe Massa, que vai largar em quinto, bem à frente do companheiro Alonso. Bruno Senna andou entre os primeiros no Q1, mas acabou com a 12ª posição no grid. 

A pista de Interlagos foi atingida pela chuva faltando 35 minutos para o início do treino, causando correria nos boxes das equipes. Depois do leve aguaceiro, o asfalto começou a secar gradativamente, e os pilotos puderam ir à pista usando pneus duros.

O treino começou com pista bastante úmida na Descida do Lago e na Junção, causando dificuldades aos primeiros pilotos que saíram dos boxes. Os carros das equipes de ponta demoraram cerca de dez minutos para sair, a fim de esperar até que o traçado se estabelecesse no asfalto.

Faltando dois minutos para o fim do Q1, Bruno Senna chegou a assumir a liderança. Logo foi superado por Hamilton. O inglês terminou a primeira parte do treino como o mais rápido,  com 1min15s075, seguido pelo brasileiro da Williams. Vettel avançou em quinto, Alonso em décimo, e Massa em 12º.

O francês Romain Grosjean voltou a aprontar e, na última curva em uma de suas voltas rápidas, atingiu a traseira de Pedro de la Rosa. Com o carro danificado, acabou ficando fora do Q2 e vai largar em 18º com sua Lotus.

A segunda parte do treino começou com a Ferrari deixando seus dois carros, de pneus duros, nas primeiras posições, antes da entrada das McLarens e das Red Bulls. Só saíram faltando quatro minutos. Vettel então assumiu a liderança, seguido por Hamilton e Button. Bruno Senna, que andou rápido no Q1, acabou eliminado e ficou com a 12ª posição. Alonso avançou em nono e Massa em décimo, ambos no sufoco. 

A disputa pela pole começou com Hamilton na frente das duas Ferraris. Quando as Red Bull entraram na pista, Webber assumiu o segundo lugar, e Vettel começou apenas em sexto após um ero na Curva do Lago. Nas últimas voltas rápidas, Hamilton manteve a ponta, e Vettel se recuperou pulando para terceiro, mas foi ultrapassado por Webber.

Alonso não passou de um oitavo lugar, atrás de Massa, em quinto. Mas, depois do treino, uma punição a Pastor Maldonado favoreceu o espanhol, que subiu para a sétima colocação. O venezuelano sairia em sexto, mas perdeu dez posições porque não passou pela pesagem obrigatória.

*Atualizada às 16h55

GRID DE LARGADA EM INTERLAGOS

Fórmula 1