Topo

Fórmula 1

Ferrari estuda protestar contra ultrapassagem de Vettel e pode mudar resultado do campeonato

Sebastian Vettel comemora após ser campeão no Brasil; título pode ser embargado - AP Photo/Andre Penner
Sebastian Vettel comemora após ser campeão no Brasil; título pode ser embargado Imagem: AP Photo/Andre Penner

Do UOL, em São Paulo

28/11/2012 20h02

De acordo com reportagem da televisão britânica BBC, a Ferrari estuda protestar contra uma ultrapassagem de Sebastian Vettel realizada no Grande Prêmio do Brasil. Se obtiver sucesso, a escuderia italiana pode tirar o título da temporada das mãos do alemão e dá-lo para Fernando Alonso, piloto da equipe.

Uma gravação feita por uma câmera posicionada no carro de Vettel supostamente mostra o alemão passando por Jean-Éric Vergne, piloto da Toro Rosso, enquanto a prova era disputada sob bandeira amarela (veja mais abaixo). Ultrapassagens são proibidas nesta situação.

De acordo com o regulamento da Fórmula 1, as equipes têm até o dia 30 de novembro para apresentarem apelações em relação à temporada. O prazo expira na sexta-feira. 

Novamente segundo as regras do campeonato, a pena para um piloto que ultrapassa em uma situação de bandeira amarela é uma punição de drive-through, se a decisão for tomada com a corrida em andamento, ou uma adição de 20 segundos ao tempo total do competidor, se a prova já estiver concluída.

Os 20 segundos seriam suficientes para derrubar Vettel da sexta para a oitava colocação, o que custaria quatro pontos ao piloto. Como o campeonato terminou com diferença de apenas três, Alonso se beneficiaria e herdaria o título nesta situação. 

CONFIRA A ULTRAPASSAGEM DE VETTEL SOBRE VERGNE NO BRASIL

Fórmula 1