Topo

Fórmula 1

Interlagos teve recorde de ultrapassagens na temporada 2012 da Fórmula 1

Mark Webber e Felipe Massa brigam por posição no GP do Brasil de Fórmula 1 - EFE/Sebastiao Moreira
Mark Webber e Felipe Massa brigam por posição no GP do Brasil de Fórmula 1 Imagem: EFE/Sebastiao Moreira

Das agências internacionais, em Paris (França)

04/12/2012 15h27

Os 24 pilotos que participaram da temporada 2012 da Fórmula 1 realizaram um total de 1.139 ultrapassagens nas 20 provas disputadas este ano, além de 957 paradas nos boxes, principalmente para troca de pneus, de acordo com estatísticas divulgadas nesta terça-feira pela empresa Pirelli.

O fabricante italiano, administrador exclusivo da Fórmula 1, disponibilizou esta temporada um sofisticado banco de dados, em que  se podia consultar em tempo real os números das 12 escuderias participantes do campeonato.

Entre as informações registradas, o levantamento mostrou que a corrida com menos ultrapassagens foi o Grande Prêmio de Mônaco, com somente 12. Interlagos, entretanto, foi a com o maior número: 147, mesmo com a forte chuva que caiu durante a última prova do ano. Em pista seca, o GP da China foi o recordista de manobras, com 90, em prova vencida por Nico Rosberg.

Dos 957 pit-stops, a maioria foi para trocar os pneus e 16 deles foram realizados em consequência de punições aos pilotos por incidentes na corrida. A média por prova foi de 47,9 pit-stops. 

Fórmula 1