Topo

Fórmula 1

Alonso bate Massa em duelo interno, e Vettel conquista 7ª vitória seguida

Do UOL, em São Paulo

03/11/2013 12h44

O comunicado de saída da Ferrari em 10 de setembro deixou Felipe Massa mais agressivo e descompromissado com o “trabalho de equipe” (entenda-se ajudar Fernando Alonso). Neste domingo, em Abu Dhabi, os dois travaram grande disputa no bloco intermediário. O brasileiro ficou grande parte da prova à frente do espanhol, mas foi ultrapassado a 10 voltas do fim, após trabalho mais rápido da Ferrari nos boxes para Alonso.

Alonso terminou em 5º lugar. Massa foi o 8º.

Não houve novidade em relação ao vencedor da prova. O tetracampeão Sebastian Vettel conquistou a sétima vitória seguida, com enorme vantagem sobre os demais. Mark Webber ficou em segundo, com Rosberg em terceiro e Grosjean em quarto. Confira a classificação completa da prova.

Com o título já decidido, a etapa nos Emirados Árabes acabou tendo como principal atrativo a disputa entre Massa e Alonso, que durou quase toda a prova.

Desde que anunciou que não defenderia mais a escuderia italiana no próximo ano, Massa disputou cinco GPs. E em quatro dos cinco treinos já como desempregado para 2014, o brasileiro foi superior a Alonso, um recorde particular de Massa.

Indagado no sábado sobre a superioridade de Massa em treinos, Alonso respondeu: “O que vale é a corrida”.

E neste domingo Alonso ampliou a vantagem sobre o companheiro nesta temporada: 11 a 6.  

Massa foi superior nos treinos em relação ao primeiro piloto da escuderia. O brasileiro largou em sétimo; Alonso começou em 10º, ganhou duas voltas já nos primeiros metros, e iniciou pressão sobre o brasileiro.

Mesmo com o espanhol logo atrás, Massa em nenhum momento foi apertado por Alonso. Massa, aliás, fez boas ultrapassagens em Hulkenberg e Sutil.

Apesar da disputa interna, Massa e Alonso cumpriram estratégia de equipe. Diante de carros mais velozes, como Red Bull, Mercedes e Lotus, a Ferrari programou apenas uma parada para seus dois pilotos, usando ao máximo os pneus.

As marcas ruins da Ferrari nos treinos fortaleceram o plano de fazer menos pit stops. Mas o plano ferrarista não foi colocado em prática, e Alonso e Massa fizeram dois pit stops, mesmo número dos concorrentes.

Alonso ultrapassou Massa na volta 45, quando o espanhol voltou à pista após a parada, ganhando a sétima posição. A pequena vantagem do espanhol no boxe em relação a Massa (3 segundos de parada contra 3,8 segundos de Massa) pode ter ajudado Alonso.

Desde então, Alonso partiu para cima de Hamilton em busca da sexta posição, conseguindo êxito. O espanhol ainda teve tempo para terminar na quinta posição. Massa permaneceu em oitavo.

Domínio absoluto de Vettel

Sebastian Vettel mostrou mais uma vez que não tem concorrentes na Fórmula 1. Para ainda ter desafios, o alemão de 26 anos mira recordes históricos.O tetracampeão igualou marca do compatriota Michael Schumacher: 7 vitórias seguidas.

Caso vença as duas próximas etapas (Estados Unidos e Brasil), Vettel se juntará ao ex-piloto Alberto Ascari como os maiores vencedores de etapas consecutivas. Nos anos de 1952 e 1953, Ascari venceu 9 vezes seguidas.

Foi a 37 vitória de Vettel na carreira.

A etapa dos Emirados Árabes foi péssima para Kimi Raikkonen. O finlandês está em guerra com sua equipe, Lotus, por salário atrasado. Punido no treino classificatório devido à falha no carro, Raikkonen teve de largar em último.

Sua participação encerrou-se logo na primeira volta, após quebra da suspensão dianteira quebrada em batida com o carro de Charles Pic, da Caterham.  Bem a seu estilo, Raikkonen ignorou o que ocorria na prova e foi embora do circuito com apenas 15 voltas completadas.

Confira os 10 primeiros do GP de Abu Dhabi

1 Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull Racing-Renault

2 Mark Webber (AUS) - Red Bull Racing-Renault

3 Nico Rosberg (ALE) - Mercedes

4 Romain Grosjean (FRA) - Lotus-Renault

5 Fernando Alonso (ESP) - Ferrari

6 Paul di Resta (ESC) - Force India-Mercedes

7 Lewis Hamilton (ING) - Mercedes

8 Felipe Massa (BRA) - Ferrari

9 Sergio Perez (MEX) - McLaren-Mercedes

10 Adrian Sutil (ALE) - Force India-Mercedes

Fórmula 1