Topo

Fórmula 1

Projetista da Red Bull diz que tetra de Vettel atrasou o carro para 2014

Do UOL, em São Paulo

08/11/2013 09h00

O projetista da Red Bull, Adrian Newey, declara que a equipe austríaca está atrasada na montagem dos carros para a próxima temporada. Em entrevista à ESPN, o criador dos velozes Red Bulls argumenta que o trabalho direcionado ao tetracampeonato de Sebastian Vettel consumiu tempos preciosos, afetando no projeto para 2014.

A Fórmula 1 passará por profundas mudanças nos carros no próximo ano.

Os motores deixarão de ser V8 e virarão V6, com maior eficiência energética e menor consumo de combustível (economia de 35%, em média).

Os motores turbos voltam a ser permitidos.

“Nós colocamos um monte de trabalho para desenvolver o carro deste ano, o que significou um compromisso para o desenvolvimento do próximo ano, mas tínhamos que fazer isso [priorizar o tetra de Vettel]”, disse Newey.

Fernando Alonso e Nico Rosberg acreditam que as alterações nos motores deixarão as equipes “começando do zero”, nivelando as escuderias.

Um dos responsáveis por desenhar o RB9, carro guiado por Vettel e Webber nesta temporada, Adrian Newey ressalta que um dos maiores trunfos da equipe será repassado ao carro de 2014: a aerodinâmica.

“Algumas coisas serão transferidas para o próximo ano, como a aerodinâmica, que será semelhante para 2014. Outras coisas não poderão ser aplicadas”.

Concorrente da Red Bull, o dirigente da Mercedes, Ross Brawn, acredita que Vettel seguirá com vantagem sobre os demais justamente pelo fato de a força da equipe austríaca estar na aerodinâmica, e não apenas na potência dos motores.

"Eles conseguiram lançar alguma resistência fora do carro, de modo que o desempenho possa transitar para o próximo ano", opinou Brawn.

Fórmula 1