Topo

Fórmula 1

Massa anuncia acerto e será piloto da Williams por três temporadas

Do UOL, em São Paulo

11/11/2013 13h02

O piloto Felipe Massa anunciou acordo para pilotar a Williams no próximo ano. O brasileiro visitou a escuderia inglesa nesta segunda-feira, onde foi selado o contrato, válido por três temporadas. O comunicado já era esperado após ele comunicar, em setembro, que não permaneceria na Ferrari. Massa negociou com várias equipes, entre elas a McLaren, Lotus, Force India, Sauber e Williams.

Antes de assumir o cockpit da Williams, Massa disputará mais dois Grandes Prêmios pela Ferrari (Estados Unidos e Brasil), no fechamento da temporada de Fórmula 1. Para 2014, o piloto terá como seu companheiro de equipe o finlandês Valtteri Bottas.

"Espero que minha experiência possa ajudar a equipe a deixar para trás um período difícil. Estou muito motivado para começar a trabalhar duro desde o começo deste novo desafio da minha carreira", afirmou Felipe, que substituirá o venezuelano Pastor Maldonado, que vai para a Lotus.

Em nota oficial da assessoria de Massa, o chefe da Williams, Frank Williams, celebrou a união:

"Felipe é um talento excepcional e um real lutador nas pistas. Ele também traz uma experiência valiosa a este novo capítulo de nossa história", elogiou. Felipe sabe que todas as equipes partirão do zero no ano vindouro e se diz pronto para arregaçar as mangas. "Desde que comecei a correr, não me lembro de uma temporada com tantas mudanças no regulamento. Mas estou preparado para fazer o melhor junto com todos na fábrica em Grove e encontrarmos a direção certa".

O piloto se animou com a possibilidade de a Williams voltar a ser competitiva, já que a categoria sofrerá grandes mudanças para a próxima temporada. Os motores passarão de V8 para V6, com menor consumo de combustível. A expectativa da maioria dos pilotos é que a Fórmula 1 volte a ser equilibrada com as alterações, recomeçando do zero.

Campeã do Mundial de Construtores, a Red Bull, por exemplo, informou que atrasou o planejamento do carro para 2014 e possivelmente não terá tanta superioridade como ocorreu em 2013.

Já o desempenho da Williams neste ano é péssimo: apenas um ponto somado no ano. O último título da Williams foi em 1997, com Jacques Villeneuve.

Um dia antes do acerto com a Williams, o piloto brasileiro se despediu da Ferrari. O evento de adeus emocionou o brasileiro. A torcida ferrarista estendeu faixas em homenagem ao piloto. Já a diretoria da escuderia italiana entregou um troféu em menção aos 12 anos de Massa na equipe, oito delas pilotando uma Ferrari.

Mais um brasileiro na Williams

A escuderia inglesa tem histórico de brasileiros na equipe. Antes de Massa, já guiaram a Williams os pilotos Nelson Piquet, Ayrton Senna, Bruno Senna, Rubens Barrichello e Antonio Pizzonia. Outro brasileiro, José Carlos Pace defendeu a Williams Racing Car, que posteriormente virou Williams.

Novo integrante da equipe, Massa revelou que quando criança sonhava em pilotar uma Williams.

"A Williams é uma das equipes mais importantes e bem-sucedidas de todos os tempos na Fórmula 1. Quando eu era criança, sonhava correr pela Williams, Ferrari ou McLaren. Fico contente em assinar com outro ícone do esporte logo depois de deixar a Ferrari. Vale lembrar que vários dos melhores pilotos brasileiros correram pela equipe e ajudaram a consolidar uma forte ligação do país com a Williams", observou.
 

Fórmula 1