Topo

Fórmula 1

Opção de Massa, Williams amarga 3º escalão da F-1 e não é campeã há 16 anos

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

11/11/2013 14h34

Felipe Massa declarou em setembro que escolheria uma equipe para 2014 com condições de disputar título. Mas a escuderia escolhida pelo piloto nesta segunda-feira, a Williams, atravessa seu pior momento na história. Os tempos de conquistas com Piquet, Mansell e Prost ficaram para trás. São 16 anos sem título.

O último troféu da Williams foi obtido por Jacques Villeneuve, em 1997.

Na atual temporada, a Williams soma apenas um ponto em 17 GPs, figurando no 3º escalão da Fórmula 1. Vale ressaltar que os 10 primeiros colocados pontuam.

Red Bull, Mercedes, Ferrari e Lotus (todos com mais de 290 pontos) figuram no topo das equipes.

A McLaren, Force India, Sauber e Toro Rosso aparecem em um nível abaixo.

A Williams atualmente tem como “rivais” as nanicas Marussia e Caterham (ambas com zero pontos).

Até a década de 90, a escuderia comandada por Frank Williams sempre figurou entre as tops. Mas a queda se acentuou nos anos 2000.

A saída de recursos oriundos de empresas de cigarros e bebidas arruinaram as finanças e o rendimento da escuderia, acredita o piloto Lucas Di Grassi, com passagem pela categoria e atualmente disputando a Mundial de Endurance (carros de turismo).

“A Williams, assim como a maioria das equipes, está quebrada. O Maldonado [piloto da equipe neste ano], levou dinheiro de estatal da Venezuela para conseguir correr. Sempre houve ‘pagantes’ na Fórmula 1, mas antes isso não acontecia com as grandes equipes. Hoje você vê Williams, McLaren aceitando”, disparou Di Grassi ao UOL Esporte.

Massa se apega à possibilidade de as equipes se equivalerem em 2014 com as mudanças que ocorrerão na Fórmula 1. Os motores serão menores, e com menor consumo de combustível. Além disso, equipes grandes, como a Red Bull, afirmou que estão atrasadas no planejamento dos carros para 2014.

Fórmula 1