Topo

Fórmula 1

Massa tem chance de se isolar como brasileiro mais vencedor do GP Brasil

Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo

20/11/2013 06h00

O GP do Brasil de Fórmula 1, neste domingo, marcará a despedida de Felipe Massa pela Ferrari antes da mudança para a Williams, com a qual assinou contrato para as próximas três temporadas. A corrida de Interlagos também pode marcar a última tentativa viável do piloto de conquistar um recorde que persegue desde 2008: o status de brasileiro com maior número de vitórias no GP do Brasil. O ferrarista venceu dois GPs até hoje (2006 e 2008) e está empatado com os campeões mundiais Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), Nelson Piquet (1983 e 1986) e Ayrton Senna (1991 e 1993).

Massa tem a seu favor o bom retrospecto na pista de Interlagos, principalmente nos primeiros anos pela escuderia italiana. Em 2006, estreou pela Ferrari no circuito paulistano e saiu na pole position; na prova, que marcou a primeira despedida de Michael Schumacher e o segundo título de Fernando Alonso na F-1,o brasileiro liderou quase todas as voltas e cruzou na frente.

Naquela oportunidade, Massa utilizou um macacão verde-amarelo e conquistou a primeira vitória de um brasileiro “em casa” após 13 anos. No ano seguinte, ele foi novamente o pole, mas precisou ajudar o então companheiro de equipe Kimi Raikkonen, que liderou a dobradinha da Ferrari e se sagrou campeão. Massa liderou boa parte da prova, mas não dificultou a vida do finlandês e terminou em segundo.

Na prova de 2008, o brasileiro viveu seu maior momento na F-1 até hoje, quando largou da pole, venceu a corrida e quase conquistou o título – uma ultrapassagem na última curva de Lewis Hamilton em cima da Toyota de Timo Glock garantiu a taça ao inglês da McLaren. Depois de ficar fora da etapa de 2009 devido ao acidente nos treinos do GP da Hungria, Massa disputou outros três GPs do Brasil, obtendo um terceiro lugar no ano passado como melhor resultado.

Apesar do currículo em Interlagos, Massa enfrenta sérias dificuldades para buscar o recorde em 2013. A Ferrari venceu apenas duas etapas no ano, ambas com Fernando Alonso, e não cruza a bandeira quadriculada na frente desde maio, na Espanha. A escuderia italiana também está bem distante do desempenho da Red Bull, que já acumula oito vitórias consecutivas (12 no ano) com o campeão Sebastian Vettel.

O piloto brasileiro, por sua vez, não vence uma corrida desde o próprio GP do Brasil de 2008 e, desde então, subiu ao pódio em apenas nove oportunidades – na atual temporada, ficou uma única vez entre os três primeiros ao fechar a corrida da Espanha em terceiro.

Apesar das dificuldades atuais, suas chances devem diminuir nos próximos anos com a mudança para a Williams, considerando que a escuderia inglesa só ganhou uma corrida desde 2004 e possui um orçamento bem menor em relação a equipes como Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes.

Nesta semana, Massa lembrou de suas vitórias em Interlagos e disse que elas geraram sentimentos “difíceis de descrever”. “Em 2006, no meu primeiro ano pela Ferrari, foi definitivamente a corrida mais incrível da minha vida. Eu tinha as cores da bandeira brasileira no meu macacão e subir ao topo do pódio foi mais do que eu esperava para minha vida. Para um brasileiro, vencer essa corrida é como conquistar o título.” Sobre 2008, o piloto lembrou que, apesar de não ter ganhado o campeonato, conseguiu ao menos marcar a pole, vencer a prova e completar a volta mais rápida da corrida. “Fiz tudo perfeito naquele fim de semana.”

Entre todos os pilotos, quem mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio em edições do GP Brasil foi o francês Alain Prost, que venceu seis vezes no país em provas disputadas tanto em Interlagos como em Jacarepaguá, no Rio.

Fórmula 1