Topo

Fórmula 1

Projetista da Red Bull diz que mudanças nos carros darão novo tempero à F-1

Do UOL, em São Paulo

27/11/2013 09h29

Adrian Newey é o mentor dos velozes carros da Red Bull e responsável direto pelos quatro títulos de Sebastian Vettel. Indagado sobre as mudanças de regulamento para o próximo ano, o projetista crê que uma possível perda de reinado da RBR dará um “tempero” à Fórmula 1.

Newey acredita que as alterações nos carros vão equilibrar as forças e proporcionar mais emoção nas corridas.

“Quem vai aparecer com a combinação ideal? Esse é o grande jogo de adivinhação para todos nós e isso vai adicionar tempero para a temporada de 2014”, disse o projetista ao site oficial da categoria.

O projetista coleciona títulos na Fórmula 1. São dez prêmios como melhor no mundial de construtores. Em meio a todas as conquistas pessoais e coletivas, Newey vê como grande derrota na carreira o trabalho prestado à Williams em 1994, ano da morte de Ayrton Senna.

O trunfo para projetar um carro competitivo, segundo Newey, é estudar minuciosamente o novo regulamento. Para a próxima temporada, os motores serão V-6, e não mais V-8. Haverá redução drástica no consumo do combustíveis, maior consumo energético, alterações nas asas, entre outras mudanças.

“A primeira coisa que faz é ler o regulamento com muito, muito cuidado. Você tenta ler o que realmente pretendem dizer. A partir daí pensar no pacote aerodinâmico e mecânico mais interessantes”.

Recentemente, a Red Bull de 2013 recebeu elogios de Ross Brawn, da Mercedes. O trunfo da escuderia austríaca está na aerodinâmica, e não nos motores.

Fórmula 1