Topo

Fórmula 1

Massa aprova estreia e diz que carro de 2014 é diferente, mas "divertido"

Do UOL, em São Paulo

30/01/2014 17h01

Felipe Massa considerou positiva sua estreia na Williams, nesta quinta-feira, na sessão de testes de pré-temporada da Fórmula 1 na pista de Jerez, na Espanha. O brasileiro marcou o segundo melhor tempo entre os 11 carros que foram para a pista, atrás apenas da McLaren do estreante dinamarquês Kevin Magnussen.

Para o brasileiro, o que chamou a atenção foi a comparação do carro em relação ao ano anterior devido às mudanças de regulamento para o Mundial de 2014, que alteram significativamente o motor – agora, um V6 turbinado de 1,6 litro, contra 2,4 do V8 utilizado até o ano passado.

 “O carro é muito diferente, em vários sentidos. É preciso entender como controlar motor, chassi, pneus e turbo, mas é divertido. Teremos muitas melhorias antes do primeiro GP e ao longo do campeonato”, comentou o brasileiro.

Segundo Massa, a prioridade no início do ano é fazer com que o carro acumule quilometragem para evitar eventuais problemas com o novo pacote técnico. Nesta quinta, Massa completou 47 voltas, 15 a menos do que o piloto que mais rodou – Lewis Hamilton, da Mercedes, terceiro colocado.

“O desempenho é importante, mas creio que a durabilidade será a chave da primeira corrida. Infelizmente, não demos tantas voltas quanto gostaríamos, mas foi aceitável para os primeiros dias de teste, considerando todas as mudanças de regulamento”, explicou.

Massa também lembrou que, pela primeira vez na F-1, pilota um carro sem motor Ferrari – antes da escuderia italiana, o brasileiro correu pela Sauber. A Williams é equipada com motor Mercedes, que vem se destacando nos testes e conseguindo melhor desempenho que os carros equipados com propulsores Renault e Ferrari.  “Está sendo ótimo trabalhar com a Mercedes”, resumiu.

Por fim, o brasileiro agradeceu à escuderia pela recepção que obteve em seu primeiro dia. “Todos têm sido gentis e profissionais, estou realmente feliz. Agora, temos muito trabalho para fazer e consertar esses nossos pequenos problemas, mas acho que teremos um bom campeonato juntos”, concluiu.

Massa voltará à pista com a Williams na última sessão de testes de Jerez, nesta sexta-feira. Os dois primeiros dias tiveram o finlandês Valtteri Bottas no cockpit da equipe britânica, fazendo a terceira melhor marca em ambos.

Fórmula 1