Topo

Fórmula 1

Villeneuve diz que novos motores podem 'destruir' a Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 08h04

O canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial de Fórmula 1 pela Williams em 1997, disparou contra os novos motores V6 turbo que serão utilizados este ano pelas equipes e disse que essa nova era pode “destruir” a principal categoria de automobilismo do mundo.

“Eu pessoalmente acho que as regras são muito restritivas. Isso não é Fórmula 1. É apenas uma percepção, isso está destruindo um pouco a F-1”, criticou Villeneuve em entrevista ao jornal The Telegraphy, na qual também anunciou que vai competir, aos 42 anos, no Mundial de Rali.

O piloto canadense também criticou os discursos sobre economia de combustível na nova fase da Fórmula 1. “Não é nem mesmo o piloto quem determina quanto combustível ele vai economizar. É tudo feito eletronicamente. Não vejo objetivo. Eu sei que é um conceito para fazer parecer mais ‘verde’, porque as pessoas vão ficar mais felizes, mas definitivamente não é mais ‘verde’”, disparou.

Villeneuve falou ainda sobre os resultados dos primeiros testes do ano, realizados em Jerez no fim de janeiro. “Os tempos de volta foram um pouco mais rápido do que nós fazíamos em 1997, em Jerez. E isso foi há 17 anos. Eu não sei por que se tornou tão importante ficar mais lento”, disse o campeão mundial.

O novo sistema que prevê pontuação dobrada para a última corrida do ano, nos Emirados Árabes, também não passou imune às críticas de Villeneuve. “A Fórmula 1 está virando um espetáculo que não é mais épico, um jogo, em vez de se tornar um esporte adequado. De certa forma, é como dizer ‘estamos perdendo fãs, como poderemos fazer isso falsamente mais emocionante?’”, afirmou o canadense.

Jacques Villeneuve foi o responsável pelo último título da Williams na Fórmula 1, em 1997. A equipe britânica terá este ano como primeiro piloto o brasileiro Felipe Massa, que deixou a Ferrari após oito temporadas e conseguiu marcar o melhor tempo do último dia de testes de janeiro em Jerez.

O canadense é filho do lendário piloto Gilles Villeneuve, morto em um acidente na Bélgica em 1982, quando participava de uma sessão de treinos classificatórios pela Ferrari. Além do título mundial de 1997, um feito que seu pai não conseguiu, Jacques também conquistou uma temporada da Fórmula Indy, em 1995. Na F-1, além da Williams, passou ainda pela BAR e Sauber, além de ter feito três corridas pela Renault, em 2004.

Fórmula 1