Topo

Fórmula 1

Má fase da Red Bull equilibra F-1. Veja como está a nova divisão de forças

Do UOL, em São Paulo

28/02/2014 06h00

As mudanças no regulamento promovidas pela FIA resultaram em uma nova distribuição de forças na Fórmula 1.  Os treinos da pré-temporada mostram que a Red Bull, que dominou os últimos anos da categoria, agora ficou um pouco para trás nos treinos. A pré-temporada apresenta domínio dos carros com motores Mercedes.

Veja como está a nova divisão de forças da categoria:

MERCEDES COMEÇA NA FRENTE

  • Getty Images

Os motores Mercedes equipam as escuderias Mercedes, McLaren, Williams e Force India. Todas as quatro equipes já terminaram sessões de treinos com a melhor volta. Nesta quinta-feira, por exemplo, o mexicano Sergio Perez, da Force India, cravou o melhor tempo do dia. Felipe Massa marcou a melhor volta em um dos treinos realizados em Jerez na Espanha, no fim de janeiro, e em outras duas sessões de atividades  fez um 2º melhor tempo e o 3º melhor tempo.

Mas quem leva vantagem é a própria equipe Mercedes, que tem se mostrado bastante consistente neste começo de ano. “O motor Mercedes está muito bem. A equipe Mercedes tem bons projetos e tem bons pilotos, principalmente Lewis Hamilton. A Mercedes está um passo à frente”, diz o narrador esportivo e blogueiro do UOL Téo José.

“Não é difícil ver o porquê de a equipe Mercedes emergir como favorita para o Grande Prêmio da Austrália. A velocidade e a confiabilidade desses carros prateados colocaram a equipe à frente dos demais, embora exista uma real ameaça da McLaren. A Ferrari ainda não mostrou o que será realmente capaz de fazer”, destacou o jornalista Jonathan Noble em artigo da revista especializada de F-1 Autosport.

MASSA MAIS RÁPIDO QUE ALONSO

  • Ker Robertson/Getty Images

Felipe Massa diz ser prematuro dizer que a Williams chega para disputar o título, mas celebra suas marcas apresentadas neste início de ano. Nos três primeiros treinos de Massa na pré-temporada, ele ficou à frente dos ferraristas Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.

Os blogueiros do UOL Téo José e Claudio Carsughi têm opiniões distintas sobre as chances de Massa conseguir o inédito título. Téo não crê em um excelente desempenho do brasileiro; Carsughi acredita em Massa. "Não acredito [que o Massa brigará pelo título]. Só com muita sorte dele e azar dos adversários. Se ele [Massa] conseguir uma ou dois pódios no ano ele pode comemorar", projeta Téo José. "Vi um homem [Massa] muito mais motivado e tranquilo. Um carro que nasceu bem e que não teve problema de confiabilidade", opina Claudio Carsughi.

RED BULL COMENDO POEIRA

  • Getty images

Acostumada a ter o melhor carro do grid, a Red Bull agora vai precisar trabalhar muito para superar as rivais. A equipe austríaca ainda não acertou o carro para a temporada de 2014. O principal problema é a falta de confiabilidade do motor Renault, que tem apresentado problemas de super aquecimento nos treinos. Além disso, o carro ainda não está perfeito. Vettel reclama que “cada hora aparece um novo problema”. A chefia da equipe austríaca entende que o time atrasou no desenvolvimento do RB10. Nos testes da última quinta, o carro voltou a apresentar problemas na refrigeração justamente quando aparentava conseguir um ritmo melhor de voltas no Bahrein.

MOTORES RENAULT DEIXAM PILOTOS NA MÃO

  • Getty Images

Red Bull, Toro Rosso, Lotus e Caterham têm apresentado problemas semelhantes de motores. Essas equipes são impulsionadas pelos propulsores da Renault. 

Chefe da Red Bull, Christian Horner disse que a Renault está pagando o preço de não ter tanta experiência com o novo Ers (Unidade de recuperação de energia). No ano passado, o sistema era cuidado pela Red Bull. Agora é a fornecedora de motor a responsável pelo Ers.

Os treinos realizados em Jerez e Bahrein mostraram os motores Renault atrás dos propulsores Ferrari (escuderias Ferrari e Sauber) e Mercedes.

"Os problemas de confiabilidade da Red Bull não se restringem à sua unidade de potência. O carro em si também revela ser problemático. E como disse a própria equipe, quanto mais correm nos treinos, mais problemas descobrem. E haverá apenas mais alguns dias de testes. Isso é muito ruim para a Red Bull", Andrew Benson, chefe da editoria de Fórmula 1 da rede inglesa BBC.

NOVATOS VÃO BEM 

  • Getty Images

Estreante na categoria, Kevin Magnussen, da McLaren, tem sido a surpresa positiva neste começo de ano. O dinamarquês marcou o melhor tempo durante sessão em 20 de fevereiro, no Bahrein. Outro estreante é Felipe Nasr, piloto de testes da Williams. O brasileiro fez o 4º melhor tempo na primeira vez que foi à pista, em um dos treinos no Bahrein.

 

Fórmula 1