Topo

Fórmula 1

Schumacher dá sinais "encorajadores" em recuperação, diz assessora

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 06h17

O ex-piloto Michael Schumacher dá sinais “pequenos, mas encorajadores” em sua recuperação após o acidente de esqui sofrido no final do ano passado na França, informou nesta quarta-feira a assessora do alemão, Sabine Kehm.

“Nós estamos e continuamos confiantes que Michael vai sobreviver e acordar. Às vezes são pequenos, mas encorajadores sinais, mas nós também sabemos que este é o momento de ser paciente”, disse Sabine, sem entrar em detalhes sobre o que seriam estes sinais.

No comunicado, a assessora disse ainda que Schumacher “sofreu lesões graves” e que “é difícil para todos nós compreender que Michael, que já havia superado muitas situações complicadas no passado, se machucou de forma tão terrível em uma situação tão banal”, em referência à queda enquanto praticava esqui nos Alpes franceses.

Schumacher está internado no Hospital de Grenoble, na França, desde o dia do acidente. No fim de janeiro, a família anunciou que os médicos começaram um processo para retirar o ex-piloto do coma. Durante o mês seguinte, os familiares reforçaram que o procedimento era lento e que não havia pressa para despertar o heptacampeão mundial.

No comunicado desta quarta-feira, Sabine reforçou a ideia de que o quadro requer tempo para a recuperação de Schumacher, e ressaltou a confiança na equipe médica que está cuidando do ex-piloto.

“Ficou claro desde o início que seria uma luta longa e difícil para Michael. Estamos enfrentando essa luta em conjunto com os médicos, nos quais confiamos plenamente. A duração do processo não é a parte importante para nós”, disse a assessora.

Sabine também voltou a pedir privacidade durante a recuperação do ex-piloto, que constantemente é tema de reportagens na imprensa alemã sobre possíveis evoluções em seu quadro clínico, sempre negadas pela equipe de Schumacher, que diz que apenas informações vindas dos médicos do Hospital de Grenoble devem ser consideradas como verdadeiras.

VOCÊ ESTÁ POR DENTRO DA F1? TESTE SEUS CONHECIMENTOS NO QUIZ


“É comovente ver a simpatia mostrada com a família dele e posso dizer que eles estão extremamente gratos por isso. No entanto, não deve ser esquecido que a família de Michael está lidando com uma situação extremamente íntima e frágil. Eu gostaria de lembrar a todos nós que Michael sempre manteve sua família longe dos olhos do público e, consequentemente, protegia suas vidas privadas”, disse Sabine.

 

Confira abaixo a cronologia dos acontecimentos que envolveram o caso de Michael Schumacher desde o dia do acidente.

07/03/2014 - MESMO COM PROCEDIMENTO, SCHUMI CONTINUAVA EM COMA

  • A partir do processo de retirada do coma, os boletins médicos ficaram mais raros. Mais de um mês após o anúncio do procedimento, um comunicado oficial revelou que Schumacher não teve nenhuma alteração em seu quadro clínico, com estado estável e coma induzido. A família repetiu pedido para que não fossem levadas em contas informações que não viessem dos boletins médicos.

30/01/2014 - MÉDICOS COMEÇARAM A TIRAR SCHUMACHER DO COMA

  • A assessora de Schumacher, Sabine Kehm, afirmou que Schumacher começou a ser retirado do coma em um procedimento que reduz aos poucos os sedativos. A informação havia sido divulgada um dia antes pelo jornal francês L'Equipe, mas tratada como boato pela assessoria. No dia seguinte, porém, houve a confirmação em comunicado oficial. A família diz que o processo pode demorar "muito tempo".

08/01/2014 - INVESTIGAÇÃO APONTOU SCHUMACHER EM VELOCIDADE "NORMAL"

  • A promotoria francesa divulgou o resultado das investigações com a microcâmera que estava acoplada ao capacete usado por Schumacher no momento do acidente. Os investigadores disseram que o ex-piloto estava fora da pista quando caiu e bateu na pedra, mas descartaram a hipótese de velocidade excessiva. Para o promotor Patrick Quincy, ele estava em velocidade "normal para um esquiador experiente"

07/01/2014 - FAMÍLIA PEDIU PAZ A JORNALISTAS E RESPEITO À PRIVACIDADE

  • Nove dias após o acidente, Corinna Schumacher, mulher do ex-piloto, pediu respeito à privacidade da família e solicitou a saída dos jornalistas que estavam na porta do hospital. "Por favor, nos ajudem em nossa luta comum pela vida de Michael. É importante para mim que vocês se afastem dos médicos e do hospital, para que eles possam trabalhar em paz. Por favor, deixem a nossa família em paz".

03/01/2014 - SCHUMACHER COMPLETAVA 45 ANOS COM HOMENAGENS DE FÃS

  • Mesmo sem notícias detalhadas sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, fãs do ex-piloto passaram a se aglomerar na fachada do Hospital de Grenoble. O dia 3 de janeiro foi marcado pelo aniversário do alemão, que completou 45 anos de idade. A torcida pela recuperação do heptacampeão mundial foi reforçada com faixas, cartazes e bandeiras da Ferrari e da Alemanha em frente ao hospital.

29/12/2013 - SCHUMACHER BATEU A CABEÇA APÓS ACIDENTE DE ESQUI

  • Michael Schumacher sofreu um acidente de esqui nos Alpes franceses. O ex-piloto bateu a cabeça em uma pedra após cair e foi levado para o Hospital de Grenoble com traumatismo craniano. Schumi entrou em coma induzido e passou por procedimentos cirúrgicos para cuidar das lesões. Com poucas informações divulgadas, surgiu uma série de rumores sobre o estado do piloto, todos negados pela família.

SCHUMACHER ESTÁ NA FASE DE DESPERTAR DO COMA INDUZIDO

Fórmula 1