Topo

Fórmula 1

Chefe da F1 fica triste com som dos novos motores: "não é carro de corrida"

Do UOL, em São Paulo

18/03/2014 14h45

O detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, disparou contra o ronco dos novos motores V6 turbo que equipam os carros da categoria nesta temporada, após uma profunda mudança no regulamento que deixou de lado os antigos V8, alterou o desenho dos bólidos e implantou novas tecnologias de recuperação de energia.

Questionado se estaria horrorizado com o barulho dos novos carros, Ecclestone foi enfático. “Não é barulho que nos horrorizou. Pelo contrário, foi a falta de barulho”, disse o dirigente, que não considera o som dos motores à altura da Fórmula 1.

“Esses carros não fazem barulho de carros de corridas. Falei na última segunda com Jean Todt (presidente da Federação Internacional de Automobilismo) para saber se tem um jeito de mudar isso. Não sei se é possível, mas tem que tentar. Não dá para esperar toda a temporada, porque vai ser tarde demais”, afirmou Ecclestone.

O dirigente revelou ainda que as reclamações de fãs da Fórmula 1 dispararam por causa dos novos motores. “Falei com o Luca di Montezemolo (presidente da Ferrari) e ele comentou que nunca recebeu tantas mensagens com queixas dizendo que isso não é F1”, concluiu.

Com os novos motores, chamados oficialmente pelas equipes de unidades de potência, o ronco ficou mais grave por causa da configuração diferente - o carro tem dois cilindros a menos, contando com turbocompressor e sistemas de recuperação de energia - e também pela queda no giro. Os modelos do ano passado chegavam a 18 mil rpm, e agora não passam dos 15 mil rpm.”

A organização do GP da Austrália também reclamou da falta de barulho no circuito de Melbourne, onde a temporada começou no último fim de semana com a vitória de Nico Rosberg, da Mercedes.

Fórmula 1