Topo

Fórmula 1

Massa vê rusga com companheiro após segurá-lo e não teme "dura" da Williams

Do UOL, em São Paulo

30/03/2014 07h13

O GP da Malásia de Fórmula 1, disputado neste domingo, no circuito de Sepang, viu a primeira indisposição entre Felipe Massa e seu companheiro de equipe na Williams, o finlandês Valtteri Bottas.

Logo nas primeiras voltas da corrida, Bottas atacou Massa na disputa pela oitava colocação, e o brasileiro não gostou do excesso de disposição que o colega de Williams demonstrava para fazer a ultrapassagem. Massa via como tentativas perigosas.

O ex-piloto da Ferrari reclamou pelo rádio da equipe com os chefes, e logo foi rebatido pelo finlandês. “Você viu o que ele fez?”, perguntou Massa pelo rádio, em tom de indignação por uma tentativa de manobra de risco de Bottas. “Mas eu estou mais rápido do que ele”, respondeu o companheiro.

Massa acabou mantendo a posição e não foi ultrapassado pelo companheiro de equipe durante toda a prova. Mas nas voltas finais da corrida, voltou a ser ameaçado de ultrapassagem e o duelo pela sétima posição saiu faísca.

Novamente pelo rádio, a Williams conversou com os dois pilotos e disse que a disputa estava aberta. A escuderia indicou que o finlandês teria melhores condições de ultrapassar a McLaren de Jenson Button caso conseguisse a posição de Massa e deu a entender que era melhor que o brasileiro abrisse caminho, apesar de evitar o discurso de forma enfática. “Felipe, o Bottas tem pneus em melhores condições e está mais rápido que você”, foi o aviso. Massa não abriu e acabou na frente.

Logo depois da corrida, Bottas demonstrou insatisfação por ter ficado apenas em oitavo. "Tenho 100 por cento de certeza que eu poderia ter conseguido ultrapassar a McLaren" , falou o finlandês, deixando no ar que a equipe poderia ter ordenado a Massa uma ultrapassagem. "Não quero mais comentar sobre isso. Devemos falar internamente sobre quais mensagens foram mandadas para Felipe."

A Williams procurou por panos quentes na insatisfação e parabenizou Bottas. “Você terminou no P8 (zona de pontuação). Sabíamos que poderia haver mais lugares, vamos ter uma conversa mais tarde.”

Massa foi questionado sobre a disputa com Bottas e a intervenção da Williams pelo rádio ao final da prova. Mas evitou entrar em polêmica. “Eu lutei com meu companheiro até o final e tentei ultrapassar o Button e o resultado da equipe é o que interessa”, falou, em entrevista à TV Globo. Depois, foi novamente perguntado sobre a disputa e foi seco. “Normal”, finalizou.



Mais tarde, o brasileiro disse que não via o companheiro em condições de ultrapassá-lo e afirmou não temer levar uma dura dos chefes. “Valtteri não podia me passar e acho que seria difícil ultrapassar Jenson também. Não acho que teria mudado”, falou.

“Eu não acho que as coisas serão diferentes ou estranhas quando eu chegar na garagem. Eu faço o melhor que posso pela equipe, e eles têm que fazer isso também. É justo fazer o melhor que se pode? Eu respeito meu trabalho. Precisamos respeitar uns aos outros”, continuou.

No duelo interno, Massa levou a melhor nos dois treinos classificatórios e largou na frente do companheiro na Austrália e na Malásia. Só que na primeira teve que abandonar depois de ser atingido por Kobayashi e não pontuou. Bottas terminou sem sexto naquela prova e soma 14 pontos na classificação, contra apenas seis do brasileiro.

QUIZ: QUAL PILOTO VOCÊ SERIA? ALONSO, MASSA, VETTEL OU RAIKKONEN?

 


Fórmula 1