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Fórmula 1

Massa lamenta safety car e diz que Vettel merecia punição por ultrapassagem

Livio Oricchio

Do UOL, em Sakhir (Bahrein) *

06/04/2014 13h53

"Foi uma pena, com certeza não éramos para ficar apenas na sétima colocação", afirmou Massa, depois de se reunir com os engenheiros da Williams e afirmar para eles:"Vocês erraram na minha estratégia. Não tínhamos carro para duas paradas, como a Force India, então eu deveria ter sido chamado antes para os boxes, perdi tempo na pista".

O piloto acredita que se o primeiro e no segundo pit stop tivessem sido antes da 13ª e 28ª volta, como fez, poderia pensar até em lutar com Sergio Perez, da Force India, pelo terceiro lugar do GP de Bahrein, terceiro do campeonato. "Não dá para afirmar, mas sem o safety car seria possível." Com uma estratégia mais "certa", como disse, os pilotos da Red Bull "nunca chegariam na nossa frente aqui no circuito de Sakhir".

A dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, como era esperado, dominou a competição da largada à bandeirada, e encantou o bom público no autódromo e, certamente, milhões que assistiram à transmissão pela TV no mundo todo. Foi um duelo épico. Deu Hamilton, com Rosberg em segundo. No pelotão dos normais, onde se enquadram hoje Williams, Red Bull, Ferrari, McLaren e Force India, as lutas foram intensas. 

O curioso neste domingo em Bahrein é que as 57 voltas da corrida demonstraram exatamente o oposto do exposto pela argumentação do presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, e o promotor da F1, Bernie Ecclestone, para tentar mudar o regulamento em pleno campeonato. "Foi um GP emocionante", disse Massa, pois mesmo sem ter a visão global da competição envolveu-se em disputas da largada ao fim da prova.

Nem todos se deram conta que a Williams interveio na luta de Massa com seu companheiro, o finlandês Valtteri Bottas. Como Massa foi chamado depois que Bottas para os boxes nas duas primeiras paradas, acabou por levá-lo a perder o lugar para o finlandês. Mas no terceiro pit stop, a Williams inverteu: ordenou que Massa entrasse primeiro para depois receber Bottas. O brasileiro na 38ª volta e o finlandês, na 40ª.

Naquelas circunstâncias, a decisão significou dar a Massa a sua posição original, na frente de Bottas, conquistada ainda na largada, com uma manobra sensacional, que o levou do sétimo para o terceiro lugar.

"Não é que eu quero ser o queridinho da equipe, mas achei justo. Eu estava na frente dele e perdi não por o Bottas me ultrapassar na pista, mas na operação de pit stop", comentou Massa.

O brasileiro sentiu na pele que não tem mesmo as preferências do seu time, e se desejar ficar na frente de Bottas terá de ultrapassá-lo na pista. Antes do segundo pit stop de Bottas, na 25ª volta, Massa, quarto colocado, imediatamente atrás do companheiro, disse no rádio para a equipe: "Bottas já está sem os pneus traseiros", talvez esperando que a Williams mandasse o finlandês facilitar a ultrapassagem.

Mas o que Massa ouviu do seu engenheiro foi algo que servirá de ensinamento para a sequência da temporada: "Ótimo, utilize isso para ultrapassá-lo." Não deu. Massa fez o segundo pit stop três voltas depois, na 28ª e quando deixou os boxes continuou atrás de Bottas. No fim, como descrito, a Williams mudou a estratégia do finlandês para Massa ficar na sua frente.

O tetracampeão, Sebastian Vettel, da Red Bull, deveria ter sido punido por jogá-lo para fora da pista. É a opinião de Massa. Depois de o safety car sair da pista, a dez voltas da bandeirada, os duelos eram ferrenhos entre vários pilotos, como entre Massa e Vettel, pelo sexto lugar. O piloto da Williams pegou o vácuo da Red Bull na reta entre as curvas 3 e 4 e quando começou a ultrapassagem o alemão fechou a porta de forma a lançar o adversário para fora do asfalto.

"Foi a partir do que aconteceu aqui com o [Fernando] Alonso, numa manobra igual, que ficou claro que o piloto que está à frente deve necessariamente deixar o espaço equivalente a um carro para quem tenta a ultrapassagem. E o Vettel não deixou." Há três anos, Rosberg espremeu Alonso até o espanhol também sair da pista no mesmo ponto.

O episódio serviu para os pilotos, junto do diretor de corrida, Charlie Whiting, estabelecerem a regra do espaço para quem vem de trás. "Temos comissário para ver o que se passou. Mas na minha opinião é passível de punição." Vettel acabou em sexto, na frente de Massa.

Para o GP da China a Williams levará um novo aerofólio dianteiro. "É uma peça importante. O pacote maior de peças novas, contudo, ficará para o GP da Espanha (dia 11 de maio, em Barcelona)", explicou Massa. Com o resultado no GP de Bahrein, Massa soma 12 pontos e ocupa o 11º lugar no Mundial. Bottas somou pontos nas três corridas, com o oitavo de hoje, e tem 18 pontos, oitavo colocado.

* Atualizada às 17h13

 

 

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