Topo

Fórmula 1

Massa elogia mudanças no carro. Mas os rivais também não ficam para trás

Livio Oricchio

Do UOL, em Xangai (China)

18/04/2014 08h32

O sexto tempo na segunda sessão de treinos livres do GP da China, hoje em Xangai, 1min39s118, deixou Felipe Massa, da Williams, animado para a sequência do fim de semana. "O importante é que as peças novas que trouxemos para cá deram o resultado indicado pelos testes no túnel de vento. Testamos todas e posso afirmar que melhorarmos o carro", disse.

O companheiro de Massa, o finlandês Valtteri Bottas, ficou apenas com o 14.º tempo, 1min39s830, por ter errado na volta lançada com o jogo novo de pneus macios. Também ficou satisfeito com o maior equilíbrio do carro, mas alertou: "É preciso ver o quanto os concorrentes foram para a frente também".

O mais rápido à tarde, sessão de maior representatividade, como já era esperado, foi Lewis Hamilton, da Mercedes, 1min38s315, vencedor das duas últimas etapas do campeonato, seguido pela surpresa do dia no circuito de Xangai, Fernando Alonso, da Ferrari, que na sessão livre da manhã já havia registrado o melhor tempo. O companheiro de Hamilton e líder do Mundial, Nico Rosberg, registrou o terceiro tempo, 1min38s726.

O modelo FW36-Mercedes de Massa e Bottas tinha aerofólios dianteiro e traseiro novos, tomadas de ar laterais reduzidas e pequenos detalhes também no conjunto aerodinâmico, tudo para melhorar a resposta de pressão aerodinâmica, sua principal deficiência nesse início de temporada. O GP da China é o quarto do calendário.

"A asa (aerofólio) traseira não vamos usar. Já havia experimentado brevemente na Austrália e como lá o resultado não foi o esperado", explicou Massa. "O restante funcionou bem. Esse avanço hoje mostrou que o carro tem grande potencial de desenvolvimento."

O piloto faz um alerta para o grupo dos projetistas Ed Wood e Jason Somerville da Williams: "Assim como nós andamos para a frente, vimos hoje como nossos adversários avançaram também. A Ferrari foi mal na última corrida, em Bahrein, e hoje obteve um tempo que é muito bom. Nós temos de trabalhar ainda mais caso contrário as equipes vão nos ultrapassar".

O tempo de Alonso, 1min38s456, a apenas 141 milésimos da marca de Hamilton, é na opinião de Massa um tempo real. "A Ferrari não é um time que trabalha pensando só na sexta-feira, seu tempo é muito bom mesmo." O traçado de 5.451 metros de Xangai é bem diferente do de Bahrein. "Aqui quem gera maior pressão aerodinâmica vai bem, como a Red Bull e esse carro da Ferrari", explicou o piloto da Williams.

A dupla da Red Bull fez o quarto e o quinto tempo, com Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel, ratificando a impressão de Massa de que o GP da China deverá ser uma corrida distinta da disputada no circuito de Sakhir, em Bahrein, dia 6. É esperada uma vantagem importante da Mercedes, mas Ferrari, Red Bull, Williams um pouco mais próximas e entre estas um luta intensa.

O cenário pode mudar amanhã, na classificação, por conta da previsão de chuva, e no domingo, ao longo das 56 voltas da competição. "A previsão para a classificação é de chuva", disse Massa. "Espero que essas mudanças no carro o tenham melhorado também no molhado. E para a corrida não sabemos ainda como os pneus vão se comportar", destacou.

"A degradação é elevada e registramos graining (formação de pequenos grânulos na banda de rodagem) nos dianteiros", comentou Massa, apesar da baixa temperatura, hoje, 13 graus na sessão da tarde, o que tenderia a não expor os pneus a desgaste elevado, como ocorreu.

A Pirelli distribuiu em Xangai pneus médios e macios. Os carros volta à pista, agora, hoje à meia noite, horário de Brasília, 11 horas de sábado em Xangai, para o terceiro treino livre. A definição do grid começará, amanhã, às 3 horas.

Fórmula 1