Topo

Fórmula 1

Vettel cede passagem a Ricciardo pela 2ª vez; Red Bull nega tensão

Do UOL, em São Paulo

20/04/2014 09h52

No GP do Bahrein, Sebastian Vettel ouviu pelo rádio a incômoda mensagem para deixar Daniel Ricciardo ultrapassá-lo. Neste domingo, durante o GP da China, o atual tetracampeão mundial ouviu mais uma vez o pedido da equipe para abrir passagem para seu companheiro de equipe, mais rápido no circuito de Xangai. O alemão resistiu, mas abriu a porta para o australiano. Vettel explicou que a resistência foi passageira.

“Abri para o Ricciardo [fazer a ultrapassagem] assim que soube que estávamos em estratégias diferentes. Quando me fizeram este pedido da primeira vez, não entendi que estávamos com o mesmo tipo de pneu, ao contrário do Bahrein, por isso verifiquei duas vezes. Quando a equipe disse que estávamos com estratégias diferentes, deixei-o passar. Com o desenrolar da corrida, vi que não tinha ritmo suficiente”, explicou Vettel.

Ricciardo teve um desempenho superior ao de Vettel na China. O australiano, que chegou neste ano à Red Bull, largou na segunda posição, logo à frente do atual tetracampeão. Na corrida, nova vantagem do ‘novato’: ele foi o quarto colocado, uma posição acima do piloto alemão.

Neste ano, Ricciardo supera Vettel em treinos classificatórios (saiu três vezes à frente do companheiro, enquanto o alemão ganhou apenas uma disputa). Em corridas, o australiano terminou duas provas à frente do companheiro. Nas duas primeiras, esta concorrência não existiu – Ricciardo foi desclassificado na Austrália e abandonou na Malásia.

A Red Bull negou qualquer tensão por conta das ordens dadas a Vettel. “Ele é um piloto. Damos emprego a pessoas assim porque têm espírito de luta. Ele não ganhou quatro títulos por não ser um piloto. Claro, ele vai questionar para compreender, mas abriu passagem [a Ricciardo]imediatamente após entender”, afirmou Christian Horner, chefe da equipe.

Fórmula 1